ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

ANA autoriza nova redução de vazão de água para o Rio Paraíba do Sul

Data: Quinta-feira, 25/12/2014 00:00
Fonte: Agência Brasil


 


A Agência Nacional de Águas (ANA) autorizou uma nova redução da vazão de água da Barragem de Santa Cecília, na Bacia do Rio Paraíba do Sul. A medida foi publicada no Diário Oficial da União de ontem (24). Segundo o texto divulgado pela ANA, a nova redução objetiva “a garantia de atendimento a todos os usos da bacia”.


Conforme o documento, a ANA acatou pedido do Grupo de Trabalho Permanente de Acompanhamento da Operação Hidráulica na Bacia do Rio Paraíba do Sul (GTAOH). A vazão de 160 metros cúbicos por segundo (m³/s), aplicada desde setembro deste ano, passa para 140 metros cúbicos por segundo (m³/s).


A Resolução 2051 revoga a Resolução 2048, do dia 23 e autoriza o novo valor de vazão até dia 31 de janeiro de 2015. As reduções de vazão em Santa Cecília são autorizadas com periodicidade desde maio de 2014. O objetivo “é preservar o estoque de água disponível nos reservatórios da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, devido a importância da bacia para o abastecimento de várias cidades, inclusive a região metropolitana do Rio de Janeiro” acrescentou o texto da ANA.


Além da autorização, a resolução publicada no Diário Oficial da União também prevê que a ANA, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e o estado do Rio de Janeiro façam avaliações sobre o impacto da medida no uso da água.


A nota da ANA informa, ainda, sobre o volume morto. Até o último dia 22, a armazenagem dos reservatórios da bacia era 1,7% da capacidade. “As vazões autorizadas poderão avançar sobre o volume não operacional dos reservatórios do Paraíba do Sul, conhecido como volume morto, já nos próximos dias”.


Diferentemente do Sistema Cantareira, não será necessário realizar obras para retirada de água, já que o processo poderá ser feito usando apenas a gravidade.


A Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul é composta pelos reservatórios de Paraibuna, Santa Branca, Jaguari e Funil.