ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Estudante de comunidade isolada relata dificuldades de acesso ao ensino

Após muitas dificuldades para concluir o ensino básico, Ailton começou a ensinar as crianças de sua comunidade.

Data: Sexta-feira, 19/12/2014 00:00
Fonte: Da Assessoria

Ailton Pereira dos Santos, 39 anos, mora em uma comunidade a 200 quilômetros da sede do município de Aripuanã, a 1.050 quilômetros de Cuiabá. Aluno do curso de Pedagogia na modalidade de Ensino a Distância (EAD) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Ailton fez um relato emocionante durante a posse da nova gestão da instituição, na quinta-feira (18).


 “Só conheci a escola aos 14 anos de idade. Vivia sem oportunidade de estudar, eu e quatro irmãos”, contou Ailton, que acaba de finalizar o primeiro semestre de Pedagogia. “Faltava conhecimento do mundo externo e sobrava insegurança. Mas aprendi com meus pais e familiares a respeitar o próximo, trabalhar com dignidade, ter amigos, valorizar as amizades verdadeiras e ter senso de união, coisas que levo para o ensinamento nos dias de hoje”.


Após muitas dificuldades para concluir o ensino básico, Ailton começou a ensinar as crianças de sua comunidade. “Mesmo com poucos conhecimentos, em 1997 assumi a responsabilidade de compartilhar o que eu sabia, como professor. Foi um grande desafio: a necessidade de mostrar que naquela comunidade havia alguém capaz de encarar a realidade e as dificuldades de forma dinâmica e ensinar aquelas crianças”, relata.


“Enfrentei muitas dificuldades, entre elas a falta de experiência, de luz elétrica e de comunicação, que só era feita por carta com a Secretaria de Educação de Aripuanã. O transporte para a cidade só era feito a cada 60 dias, dificultando a orientação pedagógica e a entrega de material de apoio”, explica Ailton. “Minhas forças diante de tais dificuldades eram abastecidas ao ver meus alunos chegarem com toda a felicidade, depois de mais de uma hora remando em uma canoa de sua casa até a escola, tudo para não faltar a uma aula sequer do ano letivo”.


“Sempre gostei de passar para meus alunos que eles sejam cidadãos e agarrem as oportunidades de estudo, para melhorar as condições de vida para as pessoas desta comunidade”, conta o professor. “Me considero uma pessoa muito simples e determinada, que ainda continua a sonhar com melhorias para a minha comunidade e para o mundo”.


Graças ao Ensino a Distância da Unemat, Ailton está conseguindo realizar seu maior sonho, o de se tornar um professor diplomado. “Pelo que já passei para chegar onde estou já me sinto realizado, vencedor e, sobretudo, feliz. Passar no vestibular da Unemat para pedagogia é uma experiência incrível, um sonho que há anos gostaria de realizar, principalmente numa instituição respeitada. Está sendo uma felicidade para mim e minha família”, relata Ailton. “Eu enxergo minha comunidade ainda distante das ações efetivas do setor público, com pouco acesso, por ser uma das comunidades mais distantes da sede do município, mas as pessoas se sentem felizes ali. Hoje, sou mais um dos muitos acadêmicos da Unemat que estão iniciando sua graduação em busca de um futuro melhor na arte de ensinar”.


Ailton ainda ressalta: “A Unemat é a primeira universidade que criou essa opção para as pessoas do interior do Mato Grosso. Agora, pretendo seguir formando estas pessoas, para que elas deem continuidade à comunidade, para que a cultura da floresta não se perca”, finaliza o aluno e professor.