ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Polícia liberta prefeito sequestrado no RS e mata bandido em troca de tiros

Data: Sexta-feira, 19/12/2014 00:00
Fonte: Bol.uol.com.br


 Reprodução/Facebook da Prefeitura de Mostardas
  • Alexandre Galdino Dorneles Lopes (PMDB), prefeito de Mostardas, no Rio Grande do Sul

    Alexandre Galdino Dorneles Lopes (PMDB), prefeito de Mostardas, no Rio Grande do Sul

     

O prefeito da cidade gaúcha de Mostardas, na região metropolitana de Porto Alegre, foi libertado do cativeiro na madrugada desta sexta-feira (19), em ação da Polícia Civil do Rio Grande do Sul. Alexandre Galdino Dorneles Lopes (PMDB) havia sido surpreendido na noite de quinta-feira, quando foi abordado pelos criminosos em seu carro em uma falsa blitz. Durante a libertação, houve troca de tiros e um sequestrador foi morto.


Lopes foi capturado na saída de um restaurante e levado para uma casa na zona rural de  Gravataí, na Grande Porto Alegre, onde permaneceu amarrado a uma cama. Ele chegou até o local em uma caminhonete clonada.


Logo após pegarem o prefeito, os sequestradores entraram em contato com sua família exigindo opagamento de R$ 300 mil como resgate. A polícia, que já monitorava a quadrilha havia um ano, encontrou rapidamente o sítio usado como cativeiro.


Na troca de tiros, Gladmir Josué Sabini, 39, foi morto. Sua mulher e um comparsa foram presos no local, e seus dois filhos, adolescentes, apreendidos. Outros dois homens escaparam do cerco.


No cativeiro, os policiais encontraram armas, munição, rádios-comunicadores, celulares e um carro com giroflex. Lopes não foi ferido e passa bem. O resgate não foi pago.


Na noite de segunda-feira (15), a filha de 16 anos de um vereador de São Leopoldo, também na região metropolitana do Estado, foi libertada depois de passar 53 horas em poder de sequestradores. O sequestro foi arquitetado por dois detentos da Pasc (Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas). Na operação, a polícia prendeu duas pessoas. Uma adolescente de 15 anos foi apreendida.