ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Vereadores de Aripuanã denunciados no MP por compra de votos

Data: Sábado, 13/12/2014 00:00
Fonte: Plantão News

Na foto (facebook) Ruy Almeida da Silva.


Dois vereadores do município de Aripuanã foram denunciados no Ministério Público Estadual (MPE) por compra de votos. Eles são suspeitos de corrupção eleitoral nas eleições de outubro de 2011. A denúncia foi feita pelo vereador Ruy Almeida da Silva(PSC).


Segundo Ruy, que também concorreu naquele pleito, os vereadores da mesma coligação Evanildo Ferreira da Cruz (PSC) e Irani Rodrigues (PRB), ambos agora filiados no do Partido Republicano da Ordem Social (PROS), teriam recebido dinheiro do Antônio Vieira, na época assessor do candidato a prefeito Beto Torremocha (PSD).


A denúncia apresentada aponta que os parlamentares incidiram nas disposições do artigo 299 do Código Eleitoral (dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita).


Ruy Almeida da Silva foi quem apresentou a denúncia no Ministério Publico de Aripuanã, alegando uma suposta compra de votos realizada por dois vereadores eleitos em Aripuanã na eleição de 2011 e desta forma, segundo ele, prejudicou o bom andamento da democracia brasileira.


Evanildo Ferreira da Cruz declarou oficialmente – documento anexado na denúncia ao MPE - que foi procurado pelo assessor e recebeu a proposta no montante de R$ 7 mil para apoiar o candidato a prefeito e o dinheiro seria usado para compra de votos, já que estava na reta final da campanha e precisava desse dinheiro.


Em novembro de 2014 Evanildo Ferreira renunciou ao mandado e o teria feito por "ter ficado com dor na consciência", sabendo que usou o dinheiro para beneficiar sua vaga na Câmara Municipal.


O vereador Irani Rodrigues (PROS) foi procurado pela imprensa sobre seu envolvimento na denúncia de suposta compra de votos, mas o mesmo alega que não recebeu nenhuma notificação do Ministério Público e também não quis pronunciar a respeito do caso.


Anexo doc. Denúncia