ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Greve geral na Itália começa com manifestações e interrupção dos transportes

Data: Sexta-feira, 12/12/2014 00:00
Fonte: EFE - Agencia EFE

 

Manifestações em várias cidades da Itália e interrupções nos meios de transporte caracterizaram na manhã desta sexta-feira a greve convocada pelos dois principais sindicatos do país.


As três linhas do metrô de Roma permanecem fechadas, e o transporte público funciona irregularmente na capital e em outras grandes cidades, onde os meios de transporte ou não operam ou funcionam de maneira restrita.


Em Turim, foi realizada uma manifestação que contou com a participação da líder do sindicato CGIL, o maior do país, Susanna Camusso, que pediu ao governo medidas para estimular o emprego diante de uma situação de "emergência".


"A emergência deste país se chama trabalho. É preciso fazer políticas para que exista trabalho, mas não pode ser um trabalho qualquer, sem direitos nem profissionalismo", disse Camusso.


Em Roma, a manifestação sindical partiu da praça do Esquilino até o centro da capital, na praça Santi Apostoli.


O presidente da República, Giorgio Napolitano, declarou em Turim que a greve geral de hoje "é um sinal de uma grande tensão entre os sindicatos e o governo".


Esta é a primeira greve geral convocada contra o governo do primeiro-ministro italiano, Mateo Renzi, pelos principais sindicatos do país e com mobilizações na maioria de cidades italianas em protesto contra as políticas de seu Executivo.


Todos os trabalhadores do setor público e privado foram convocados para a greve, que protesta contra as medidas defendidas pelo Partido Democrático (PD), principalmente no setor econômico.

O ponto central das reivindicações é a reforma trabalhista, que segundo Renzi estimulará a contratação, mas que gerou críticas entre os trabalhadores e em seu próprio partido.

 

EFE