ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Tentativa dos EUA de resgatar reféns deixou ao menos 13 mortos no Iêmen

Forças especiais dos EUA invadiram a aldeia de Dafaar. Braço da Al-Qaeda no país mantinha americano como refém.

Data: Domingo, 07/12/2014 00:00
Fonte: Da Reuters

 

Homem identificado como Luke Somers em vídeo divulgado por braço da Al-Qaeda no Iêmen (Foto: Reuters)
Homem identificado como Luke Somers em vídeo
divulgado pela Al-Qaeda no Iêmen (Foto: Reuters)

Uma mulher, um menino de 10 anos e um líder local da Al-Qaeda estavam entre pelo menos 11 pessoas mortas além de dois reféns ocidentais quando as forças lideradas pelos Estados Unidos lutaram contra militantes em uma missão fracassada de resgate no Iêmen, disseram moradores neste domingo (7).


Forças especiais dos EUA invadiram a aldeia de Dafaar na província de Shabwa, um reduto de militantes no sul do Iêmen, pouco depois da meia-noite, no sábado, matando vários membros da Al Qaeda na Península Arábica (AQAP).


O jornalista americano Luke Somers, 33, e o professor sulafricano Pierre Korkie, 56, foram baleados e mortos por seus captores durante o ataque destinado a garantir a liberdade dos reféns, disseram autoridades norte-americanas.


A AQAP, formada em 2006 pela fusão dos ramos iemenita e saudita da rede, foi durante anos visto por Washington como um dos ramos mais perigosos do movimento.


Os governos ocidentais temem que um avanço por xiitas combatentes muçulmanos Houthi com ligações com o Irã tenha reforçado o apoio entre os sunitas do Iêmen à AQAP, que se estabeleceu em partes do sul e leste do Iêmen, incluindo Shabwa, onde o ataque ocorreu.


Pelo menos um britânico e um homem turco ainda são mantidos como reféns pelo grupo.