ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

PM despeja 60 famílias de área irregular que estaria sendo usada por traficantes

Data: Quinta-feira, 04/12/2014 00:00
Fonte: Olhar Direto/ Wesley Santiago

A Polícia Militar cumpriu uma ordem de reintegração de posse nesta quinta-feira (4) e retirou cerca de 60 famílias instaladas em um perímetro do bairro Santa Amália, na região conhecida como 'Barra do Pari'. As famílias foram obrigadas a deixar as residências já que a área seria pública. A Prefeitura de Cuiabá pretende construir um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) no local. A área estaria sendo usada por traficantes.
 
 
O secretário de Comunicação de Cuiabá, Kleber Lima, disse que houve momentos de tensão no início da operação, porém, “tudo aconteceu de forma pacífica”. Ele ainda acrescentou que: “Esta é uma área ambiental de aproximadamente um hectare. Aqui será construída um Centro Municipal de Educação para 240 crianças”.


 
Kleber ainda explicou que a prefeitura tentou realizar uma desapropriação de forma pacífica no ano passado, porém, não houve acordo: “Existe uma decisão judicial desde agosto de 2013 para que eles saiam da área, mas não houve acordo”, explicou. Neste momento, o parente de um dos moradores começou a discutir com o secretário.




(Foto: Wesley Santiago - Olhar Direto)
 
Juscelino Teodoro, que tem uma irmã e uma filha morando no local, contestou as informações passadas pelo secretário de comunicação. “Moro aqui há 40 anos e tenho uma irmã e uma filha que moram ai com os filhos. Eles estão abrindo a casa dos moradores, eles deviam levar as pessoas para o ‘Minha Casa, Minha Vida. Ninguém veio negociar nada, só fazem promessas”.


 
Após a chegada da Defensoria Pública, houve um acordo entre as partes e as famílias que saírem do local serão realocadas para um ginásio no bairro Quilombo. A promessa é de uma nova moradia para as pessoas. Alguns ainda relutaram em deixar as casas, mas no fim deixaram a ordem ser cumprida. Os trabalhos devem seguir até a tarde.




(Foto: Wesley Santiago - Olhar Direto) 

Suspeita
 
Segundo o setor de inteligência da Polícia Militar, alguns bandidos que são moradores do bairro utilizavam a área como rota de fuga e montavam barracos para esconder objetos de roubos e furtos. Além disto, o local também seria usado para o tráfico de drogas. Por conta disto, a área foi isolada pela PM antes da desapropriação.


 
A operação
 
A Procuradoria-Geral do Município entrou com um pedido de reintegração de posse na Justiça e obteve decisão favorável em agosto de 2013. Em setembro, o Oficial de Justiça, Josenil dos Reis, intimou os moradores para que desocupassem a área, o que não ocorreu. Outro mandado foi expedido em fevereiro deste ano, após solicitação da Procuradoria Municipal.


 
Cerca de 100 pessoas estavam envolvidas na operação de reintegração de posse. Entre eles estavam: Membros do Judiciário, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretarias Municipais de Apoio à Segurança Pública, Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Cidades, Esportes, Cidadania e Juventude, Meio Ambiente, entre outros serviços.




(Foto: Wesley Santiago - Olhar Direto)


 
De acordo com a prefeitura de Cuiabá, a área foi doada em 1997 pelo servidor municipal Benedito Oscarino Barreto. O local já havia sido invadido anteriormente. Além disto, foi acrescido pela assessoria de imprensa municipal que os moradores do bairro Santa Amália posicionaram-se contrários à ocupação devido ao alto índice de roubos e furtos na região.