ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Quadrilha é investigada no Paraná e em outros cinco estados

Data: Terça-feira, 02/12/2014 00:00
Fonte: Bem Paraná, com G1

 (foto: Divulgação/PF)


Para combater o tráfico internacional de drogas, a Polícia Federal (PF) iniciou às 5 horas desta terça-feira (2) a operação "Denarius" (dinheiro em latim) no Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Minas Gerais, Rondônia e Mato Grosso do Sul. Entre 13 prisões e 16 conduções coercitivas em todo país, a investigação cumpre mandados no Paraná nas cidades de Londrina, Umuarama, Altônia, Cruzeiro do Oeste e Maria Helena.


A quadrilha trazia, segundo a PF, cocaína do Peru e da Bolícia para encaminhar para a Europa. Os pagamentos eram efetuados em euros e dólares, com participação de câmbio nas negociações.


Ao menos dois mandados foram cumpridos em Londrina até as 8h20. Até este mesmo horário, um helicóptero e um avião haviam sido apreendidos.


A PF informou que 37 veículos, dois barcos, um helicóptero e dois aviõesm devem ser apreendidos durante a operação.


Foi determinado pela Justiça o bloqueio de bens de sete fazendas, quatro sítios, cinco apartamentos, 16 terrenos urbanos, nove casas e dois prédios comerciais. Os imóveis estão avaliados em mais de R$ 60 milhões, de acordo com a PF. As contas bancárias dos investigados também foram bloqueadas.


Também segundo a polícia, as investigações são realizadas desde fevereiro, quando uma pecuarista de Umuarama, no Paraná, foi identificada ao receber um grande carregamento de cocaína. A droga chegava camuflada em cargas de madeira de casas pré-fabricadas.


Entre os crimes cometidos pela quadrilha estão narcotráfico e lavagem de dinheiro.


Ao todo, 180 policiais e 10 autores da Receita Federal participam da operação.