ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Dia Nacional do Doador Voluntario de Sangue: Secretária de Saúde de Juara faz campanha para receber doações

Data: Terça-feira, 25/11/2014 00:00
Fonte: Show de Notícias com Assessoria

Dia 25 de novembro é o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A data foi instituída no Brasil em 30 de junho de 1964, pelo decreto 53.988, promulgado pelo Presidente Castello Branco.


Pessoas com idade entre 18 e 65 anos e com peso acima de 50 kg estão aptas a ajudar. Se você estiver em São Paulo e quiser colaborar, deve se dirigir ao Posto de Coleta de Sangue, no Hospital Municipal de Juara.

 

A bioquímica do Hospital Municipal e do Banco de Sangue de Juara, Maria Helena Pereira Berlini Pereira da Silva, recebeu a imprensa na tarde dessa segunda-feira, 24 de novembro, para falar sobre a campanha que será realizada para conseguir aumentar o estoque de sangue para atender ao Vale do Arinos.


A Doutora Maria Helena explicou que o Banco de Sangue de Juara irá fazer horário especial de terça-feira, dia 25, até sexta-feira, 28, abrindo ao meio dia às 18 horas,


Maria Helena destaca que, quanto mais doadores apareceram, melhor, já que o sangue tem um prazo de validade, por isso é importante ter uma reserva, já que sempre aparecem acidentados, pessoas que são submetidas a cirurgia e o Banco de Sangue de Juara atende também, aos outros municípios do Vale do Arinos.


Vantagens de ser doador de sangue

A primeira grande vantagem de ser doador de sangue é saber que você está salvando vidas. É um ato bondoso, que fará o bem ao outro e não fará nenhum mal a você – muito pelo contrário.

 

Excesso de ferro

 

Quando você doa sangue, você está tirando o excesso de ferro, o que desestimula a concentração dele em nosso organismo. O excesso do ferro, para você entender, facilita a criação de radicais livres, responsáveis por destruir nossas células.  Muito ferro no organismo também pode causar pressão alta.

  

Mais saudável

 

Quando você doa sangue, acaba queimando algumas calorias do corpo. Portanto, quem busca uma vida saudável, além de malhar, correr ou fazer outra atividade física qualquer, também pode ver a doação de sangue como prática para emagrecer.

 

Vantagens legais da doação de sangue

 

A lei dá alguns benefícios ao doador de sangue. O mais conhecido deles é um dia de folga no trabalho. Tramita na Câmera também um projeto de lei do deputado Luiz Argôlo (PP-BA) que coloca como critério de desempate em concursos públicos a doação de sangue. Em alguns estados o doador também tem descontos em programas culturais.

 

Critérios para doação de sangue:

 

Ter de 18 a 65 anos.

Estar descansado.

Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas quatro horas.

Não ter recebido transfusão de sangue nos últimos 12 meses.

Não estar com febre, gripe ou resfriado.

Se mulher, não estar grávida, amamentando ou ter tido parto normal ou aborto há menos de três meses. Em caso de cesárea, seis meses.

Após piercing, aguardar três dias para doar.

Após tatuagem, aguardar 12 meses.

Não ter antecedentes de hepatite, doença de chagas e sífilis.

Acupuntura - sendo agulhas do próprio paciente, não há impedimento.

Medicamentos - tempo variado; o esclarecimento deve ser feito pessoalmente ou por telefone antes de doar.

Áreas de febre amarela, malária, doar após seis meses.

Hipertensos podem doar dependendo da situação avaliada em entrevista clínica.

Diabéticos que não façam uso de insulina.

Tratamento dentário - tempo variado, entre três dias e um mês dependendo do caso.

Alimentação - não é aconselhado doar sangue em jejum prolongado

Manhã - tomar café leve e sem alimentos gordurosos

Tarde - doar duas horas após o almoço

Não se alimentar de refeições com alto teor de gordura

 

Levar documento com foto:

Endereço completo com CEP para o envio de carteirinha de doador e resultado de exames.

Homens podem doar a cada 60 dias (respeitando o limite de quatro doações ao ano) e mulheres a cada 90 dias (respeitando o limite de três doações ao ano).

Cada doador colabora com três a quatro pacientes com uma única doação.

O homem pode doar até quatro vezes ao ano, com intervalo mínimo de dois meses a cada doação. Já a mulher só pode doar três vezes por ano, a cada três meses no mínimo.