ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Éverton Ribeiro orienta, xinga, paga dívida pessoal e decide o tetra

Ausente no jogo do título em 2013, líder em assistências assume protagonismo, marca quinto gol de cabeça da carreira e avisa: "Vamos atrás da tríplice coroa"

Data: Segunda-feira, 24/11/2014 00:00
Fonte: Por Cahê Mota/ Globo Esporte

 

Coloca na conta do craque. O título do Cruzeiro tem um herói, e um herói bem ao estilo deste Cruzeiro de ser. Éverton Ribeiro não decidiu o Brasileirão somente pelo gol marcado contra o Goiás. O baixinho de 1,74m que voou para escorar de cabeça e estufar as redes de Renan decide sempre. É regular, é letal. Ninguém deu mais passes para gol do que ele. Ninguém foi tão determinante para o tetra quanto ele. O craque que prefere ser garçom pisou no Mineirão na tarde de domingo para ser protagonista. E não deu outra. Gritou, xingou, orientou, organizou o time e preencheu, em grande estilo, a lacuna deixada pela ausência no jogo do título em 2013. O cérebro cruzeirense também foi o coração.


Éverton Ribeiro teve participação direta em 16 gols do Cruzeiro no Brasileirão. Deu 10 assistências e balançou as redes seis vezes

Incansável, o camisa 17 corria de um lado para o outro em busca de espaços. A intermediária ofensiva pelo lado direito era o ponto de partida. Dali, saía em disparada fosse para driblar ou, de cabeça levantada, buscar um companheiro bem posicionado. Foi dali também que arrancou para escrever a história. Com a bola nos pés de Willian, os grandalhões do Goiás se preocuparam com Marcelo Moreno. Quando viram, o pequenino craque já estava testando firme para fazer o quinto gol de cabeça da carreira. Na comemoração, fez um L com os dedos para homenagear Luca, filho de um amigo que está para nascer, e regeu a torcida. Ordenou: "Cadê? Cadê? Levanta a faixa!". E viu a massa azul exibir o bandeirão confeccionado pelas esposas dos jogadores com os dizeres: "A Deus, toda glória".


Antes do gol, Éverton tentou, e muito, servir os companheiros. Líder em assistências do Brasileirão, ao lado de Conca, com dez, o meia levantou oito bolas na área, mas não deu certo. Após cobrança de escanteio, chegou a dar uma sonora bronca nos atacantes que ficavam passivos diante da marcação do Goiás. 


- Vamos entrar (na área), car...!


Mosaico - O craque decide - Everton Ribeiro (Foto: Editoria de Arte)Momentos de Éverton Ribeiro contra o Goiás. Ausente ano passado, craque comandou a festa do tetra

 

Éverton Ribeiro estava acelerado. Errou seis dos 41 passes que tentou, mas chamou a atenção pela intensidade com que levou a partida. Não fugiu de divididas e ajudou muito até na marcação. Cometeu três faltas, sofreu duas, e ainda recuperou três bolas entre desarmes e roubadas. De longe, daquele seu cantinho na intermediária, viu Ricardo Goulart marcar de cabeça, Egídio e Marcelo Moreno desperdiçarem boas oportunidades, e resolveu se arriscar. O cruzamento de Willian foi perfeito. A cabeça, que tinha funcionado apenas uma vez no Cruzeiro, duas no Coritiba e uma no São Caetano para balançar as redes, entrou em ação novamente, aos 17 do segundo tempo.


Sempre que faço um gol de cabeça, brinco falando que é o meu forte. Sou baixinho e é difícil de fazer. É muito especial para mim. No ano passado, não pude jogar o jogo do título. Agora, entrei e ainda pude fazer um gol importantíssimo
Éverton Ribeiro, meia do Cruzeiro

- Sempre que faço um gol de cabeça, brinco falando que é o meu forte. Sou baixinho e é difícil de fazer. É muito especial para mim


A contagem regressiva para o tetra tinha começado. Líder por 30 rodadas consecutivas, o Cruzeiro estava a 28 minutos da consagração. Em 2013, o suspenso Éverton Ribeiro viu do lado de fora a taça ser confirmada ainda com bola rolando em Salvador, no jogo com o Vitória. Agora, não. Estava ali, em campo, decidindo, e aproveitava cada momento. Segurava a bola nos seus pés, deixava o tempo passar, e, quando o relógio quase marcava 45, chegou a reger os gritos de campeão da torcida com as mãos para o alto. Transbordava felicidade. 


Ao apito final, Alisson fez o que milhões que cruzeirenses gostariam. Invadiu o campo, abraçou Éverton e o ergueu. O craque, no entanto, quer mais. Ainda no gramado do Mineirão, em meio a comemoração, já pediu foco na final da Copa do Brasil, quarta-feira, contra o Atlético-MG, no mesmo palco. Bicampeão brasileiro e campeão mineiro, quer contornar ainda mais de azul o seu nome repetindo o feito histórico do time de 2003. 


- Agora, só temos a Copa do Brasil para pensar. Somos bicampeões do Brasileiro e vamos atrás da tríplice coroa para essa torcida. Podem ter certeza que vamos dar o nosso máximo para conseguir a virada. Não tem cansaço, é entrega total.


Com 114 jogos, 24 gols e uma penca de assistências com a camisa do Cruzeiro, Éverton Ribeiro não para. Se a virada contra o Galo depois de perder por 2 a 0 no jogo de ida é complicada, coloca na conta do craque. Ele já está acostumado a decidir.


Éverton Ribeiro marcou o gol que garantiu o título ao Cruzeiro (Foto: Washington Alves / Light Press)Everton Ribeiro participou muito da partida, levantou oito bolas na área e fez um gol (Foto: Washington Alves / Light Press)