ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Gripe aviária é detectada em três novas fazendas na Holanda

Data: Sexta-feira, 21/11/2014 00:00
Fonte: Da AFP

Darren Staples/Reuters

Sacrifício de patos, gripe aviária

Gripe aviária: aves das três granjas serão sacrificadas e as fazendas desinfectadas pelas autoridades de saúde


 

Haia - O vírus da gripe aviária foi detectado nesta sexta-feira em três novas granjas na Holanda, anunciaram as autoridades, sem conseguir definir se a cepa era da variedade altamente contagiosa descoberta no começo da semana.


O ministério dos Assuntos Econômicos também confirmou que a cepa do vírus encontrada na quinta-feira em uma granja em Ter Aar, no centro do país, é a H5N8, a mesma detectada no último fim de semana em uma primeira criação de aves holandesa, em Hekendorp.


A cepa H5N8, "altamente patogênica" para os animais, mas que representa um risco pequeno para os humanos, foi detectada pela primeira vez na Europa no início de novembro em uma granja de perus no Alemanha.


Até então limitada à Ásia, a cepa H5N8, trazida por aves migratórias, também foi detectada na Grã-Bretanha em uma fazenda localizada em Yorkshire, no norte da Inglaterra.


Depois de detectar a cepa H5N8 do vírus em Hekendorp no fim de semana e em Ter Aar na quinta-feira, as autoridades detectaram o vírus da gripe aviária nesta sexta em uma terceira granja, localizada em Kamperveen, a cerca de 100 km de Hekendorp e Ter Aar.


Esta tarde, o ministério dos Assuntos Econômicos indicou que "os sintomas consistentes com os da gripe aviária" haviam sido encontrados em duas outras fazendas e, Kamperveen.


As aves dessas três granjas serão sacrificadas e as fazendas desinfectadas pelas autoridades de saúde, segundo a mesma fonte.


A variante detectada em Kamperveen é a H5, mas não está claro se era da variedade altamente patogênica ou não.


Esta variante é diferente da H5N1 que entre 2003 e 2014 causou, principalmente na Ásia, 393 vítimas humanas de 668 casos notificados, cerca de 60% dos casos fatais, de acordo com a OMS.


Segundo a OMS, não se sabe se a H5N8 pode infectar os seres humanos, mas vários especialistas independentes consideram o risco "extremamente baixo, se não for zero".


Na Holanda, foi proibido na quinta-feira o transporte em todo o país de aves, ovos e esterco de galinha para um máximo de 72 horas.