ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Ingleses fazem vaquinha para mandar robô à Lua até 2024

Data: Segunda-feira, 00/00/0000 00:00
Fonte: Saulo Pereira Guimarães, de EXAME.com

Getty Images / Matt Cardy

Lua cheia

Lua: Lunar Mission One quer levar ao solo lunar um robô capaz de recolher e analisar material

São Paulo - Um grupo de ingleses quer mandar um robô à Lua até 2024. Nainternet, eles iniciaram uma campanha para arrecadar fundos para o projeto.


Batizada de Lunar Mission One, a iniciativa tem finalidades científicas. O objetivo de seus criadores é enviar à Lua um robô que vai recolher e analisar material extraído das profundezas do solo do Polo Sul lunar.


"Estudar rochas do fundo do solo nos permitirá entender, melhor do que nunca, a composição geológica da Lua e a relação dela com nosso planeta", afirmam os criadores do projeto no site de financiamento coletivo Kickstarter.


Até o momento, mais de 1.200 pessoas já doaram cerca de 500 mil reais para a Lunar Mission One. A meta do projeto é arrecadar aproximadamente 2,5 milhões de reais até o dia 17 de dezembro. 


Em troca do dinheiro, os organizadores oferecem benefícios que vão de um certificado de agradecimento a ser enviado ao doador (60 reais) à possibilidade de assistir a aterrissagem do robô na Lua da sala de controle da missão - reservada a quem doar a quantia de 20 mil reais.


É bom lembrar que a Lunar Mission One não é a única iniciativa em andamento ligada a uma nova viagem à Lua. O Google oferece um prêmio de 50 milhões de reais a quem conseguir enviar à Lua um robô capaz de aterrissar lá, se movimentar e transmitir imagens.