ARIPUANÃ, Quinta-feira, 18/04/2024 -

NOTÍCIA

Secretaria Municipal de Saúde intensifica ações da Campanha ‘Novembro Azul’

Data: Terça-feira, 18/11/2014 00:00
Fonte: Redação: TOP NEWS/ EDSON PRATES


A Secretaria Municipal de Saúde de Aripuanã intensifica neste mês, as ações da Campanha ‘Novembro Azul’, tendo como objetivo a prevenção e o tratamento da saúde do homem, em especial contra o câncer de próstata.


O câncer de próstata é na maioria dos casos um tumor de crescimento lento, e o diagnostico precoce, aumenta a chance de cura. “É importante a conscientização dos homens na realização do exame preventivo, o que pode diagnosticar precocemente a doença”, destaca o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde Junior Dalpiaz.


Desde o início deste mês, profissionais da saúde estão realizando palestras sobre o tema nos PSFs de Aripuanã. Além disso, vários veículos estão sendo adesivados no intuito de chamar a atenção da população local, a respeito da prevenção do câncer de próstata.


A programação do ‘Novembro Azul’ vai contemplar ainda com palestras e orientações, empresas madeireiras e outros grandes empreendimentos do município. “São várias ações que vêm para sensibilizar o homem. Sabemos que existe preconceito e que a maioria dos homens tem resistência em fazer a prevenção, não só do câncer de próstata, mas também de outras doenças mais comuns no homem”, ressalta Junior.


Durante a campanha, a Secretaria Municipal de Saúde também estará realizando nos PSFs de Aripuanã, encaminhamentos de alguns exames de PSA, que segundo profissionais médicos, é um exame de sangue importantíssimo. Caso for detectada alguma alteração poderá ser feito ainda o exame de toque retal, pois o câncer de próstata quando identificado no início, tem grande chance de cura.


Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas através dos telefones (66)3565-1400 e 3565-2036.