ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Passa de 14 mil o número de contágios por ebola na África Ocidental

Data: Quarta-feira, 12/11/2014 00:00
Fonte: EFE - Agencia EFE

 

O número de casos de ebola na África Ocidental chegou a 14.098, e destes, 5.160 levaram à morte de vítimas da doença, segundo o último relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS).


A epidemia se mantém intensa em Guiné, Libéria e Serra Leoa. O relatório volta a reiterar que o número de casos de infecções e de mortes é muito maior do que o registrado.


"Há algumas evidências de que a incidência de casos já não está crescendo na Guiné e na Libéria, mas o aumento persiste em Serra Leoa", acrescentou.


Por países, o relatório cita 1.878 casos na Guiné, dos quais 1.142 levaram a óbitos. Na Libéria, foram contabilizados 6.822 contágios, e das vítimas, 2.836 faleceram. Já em Serra Leoa, houve 5.368 infectados, e 1.169 morreram.


A OMS reiterou em seu último relatório que os casos de infecções e de mortes são na realidade muito superiores, pois nem todos são registrados.


Hoje mesmo, a agência de saúde das Nações Unidas informou que Mali tinha anunciado a morte de um enfermeiro que tinha sido diagnosticado com ebola.


Este segundo foco de ebola no Mali não possui relação com a primeira vítima, uma menina de dois anos que tinha viajado ao país de Guiné e faleceu em 24 de outubro após desenvolver a doença.


Segundo as primeiras pesquisas, a origem deste segundo foco de ebola no Mali foi um homem de 70 anos morador da Guiné que, após ser tratado em seu país, foi admitido na clínica Pasteur, na capital Bamaco, onde o enfermeiro trabalhava.


O homem sofria de insuficiência renal e morreu em 27 de outubro, mas sem que tivesse sido feito um teste para determinar se era portador do vírus do ebola. Um amigo que o visitou no hospital também morreu posteriormente de uma doença não diagnosticada, por isso "ambos se consideram casos prováveis de ebola. Não há amostras de nenhum deles para ser analisada", especificou a OMS, que conta quatro casos e quatro mortes no Mali.


Até o momento, desde que começou o surto de ebola, em março, se foram infectados 564 profissionais de saúde, dos quais 320 morreram.


Nos três países mais afetados, 19 dos 53 centros de tratamento planejados estão agora funcionando. Dos pacientes que buscaram tratamento médico de 27 de outubro a 2 de novembro, 91% foram isolados.