ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Jovens produtores mineiros conhecem o projeto Futuros Produtores do Brasil em Mato Grosso

Data: Quarta-feira, 12/11/2014 00:00
Fonte: ASCOM FAMATO

 

Um grupo de jovens da Cooperativa Agropecuária de Araxá-MG (Capal), participantes do Programa Jovem Capal, visitam Mato Grosso nesta semana para ver de perto um pouco sobre o agronegócio do Estado. Eles estiveram na terça-feira (11.11) na Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) para conhecer o projeto Futuros Produtores do Brasil, desenvolvido pela Famato e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), com apoio dos Sindicatos Rurais e o patrocínio da Monsanto.

 

O programa Jovem Capal/Minas é desenvolvido pela Cooperativa Capal e Sindicato Rural de Araxá com apoio do Sistema Faemg/Senar-MG e do Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG). É formado por jovens de 15 a 30 anos, filhos de produtores rurais cooperados à Capal. O grupo iniciou em 2012 e conta com 35 participantes que se reúnem mensalmente para promover ações com intuito de incentivar a permanência dos jovens no meio rural e também projetos solidários voltados para a comunidade.

 

A presidente do grupo Jovens Capal, Nislene Aparecida de Brito, destaca que a iniciativa surgiu após um grupo de jovens produtores começarem a se reunir e isso, consequentemente, contribuiu para o apoio da cooperativa. “Quando a diretoria da Capal soube do projeto nos deu total apoio e passamos a desenvolver mais ações voltadas para o papel do jovem no trabalho com a família no campo”, disse Nislene. 

 

Neste ano, o Jovem Capal passou a contar com o apoio do Sistema Faemg/Senar-MG, que, após pesquisas, soube do projeto formatado pela Famato e o Senar e resolveu trazer os jovens mineiros para Mato Grosso com o objetivo de conhecer de perto a experiência daqui. “Nós acreditamos muito no jovem inserido no futuro do agro e escolhemos o projeto de Araxá para ser o primeiro inserido no programa Minas Jovem Rural, que o Sistema Faemg/Senar-MG está desenvolvendo. Em nossas pesquisas ficamos sabendo dos Futuros Produtores do Brasil e entramos em contato com a Famato para conhecer de perto esta iniciativa e a experiência daqui. Acreditamos que é isso que o agro brasileiro precisa, de iniciativas como esta, voltadas para os jovens”, explicou o assessor de Planejamento do Senar-MG, Celso Furtado Júnior.

 

Na Famato, os jovens foram recebidos pelo presidente interino, Normando Corral. “Não podemos impor aos nossos filhos a opção de continuar um trabalho que foi escolhido por nós, mas devemos mostrar a eles as oportunidades do setor. É muito bom ver jovens querendo continuar no campo e uma honra receber estes jovens aqui”, pontou Corral.

 

A comitiva também visitou a Estância Maues, em Santo Antônio do Leverger, cujo foco é a produção de leite. A propriedade é administrada por Carlos Olsson e sua família. Em 56 hectares são produzidos 1.050 litros de leite ao dia. “Foi uma alegria para nós receber estes jovens e passar um pouco da nossa história e trabalho para eles. Acredito que trabalhar em família é um privilégio mas também um aprendizado constante e é muito importante que estes jovens busquem se aperfeiçoar”, falou Olsson.

 

Na programação ainda estão previstas visitas à fazenda Filadélfia, do Grupo Bom Futuro, em Campo Verde, onde irão conhecer um pouco mais sobre produção de grãos, e a Fazenda Santa Helena, em Poconé, com foco na pecuária de corte.