ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Fuvest: 18 carreiras da USP têm menos de 4 candidatos por vaga

Para os cursos de Ciências da Natureza e Gerontologia há menos de dois candidatos por vaga no vestibular da Fuvest

Data: Terça-feira, 11/11/2014 00:00
Fonte: Por iG São Paulo


Conhecido por ser um dos vestibulares mais concorridos do País, a Fuvest, que seleciona alunos para a Universidade de São Paulo (USP), oferece 18 carreiras em que a concorrência é de menos de 4 candidatos por vaga. 


Ciências da Natureza, curso oferecido pela USP Leste, é a carreira com menor concorrência do vestibular: apenas 1,76 candidatos por vaga. Medicina, na ponta oposta da tabela com 249 cursos, tem 55 candidatos por vaga. 


Dentre os cursos de menor concorrência, destacam-se dois perfis: cursos em unidades fora da capital ou no campus da USP Leste e cursos que formam professores de educação básica. 


Veja as carreiras mais concorridas da Fuvest 2015

Na lista estão sete carreiras oferecidas em unidades do campus de Ribeirão Preto, cinco na USP Leste, um em Piracicaba e um em Pirassununga. Alguns cursos de ciências biológicas, como enfermagem e fonoaudiologia, têm concorrência bem mais acirrada em outras unidades da universidade. 


Fonoaudiologia, por exemplo, tem 8,2 candidatos por vaga no campus da capital paulista. O inscrito que decidiu tentar sua vaga em Ribeirão Preto enfrentará menos que a metade dos concorrentes: 3,6.


Baixa procura por formação de professores

Outro perfil que se destaca dentre os cursos de baixa concorrência são os cursos que formam professores. Licenciaturas em Geociências e Educação Ambiental, em Matemática e Física, em Química e em Educomunicação estão na lista dos cursos com menos de 4 candidatos por vaga. 


O curso de Letras, em que o aluno pode fazer licenciatura para dar aula de línguas e literatura, tem apenas 3,76 candidatos por cada uma de suas 879 vagas. Pedagogia em Ribeirão Preto teve apenas 3,24 inscritos por vaga. 


No total, o número de inscritos este ano no vestibular Fuvest caiu 17,5% em relação ao ano passado. Ao todo, 141.888 se inscreveram este ano para o exame de 2015. No ano passado foram 172.037 candidatos se inscreveram em 2014. O número é também o menor desde 2011, quando 146,8 mil candidatos se inscreveram para as provas de 2012.