A Polícia Federal começou na manhã desta terça-feira (11) a "Operação Saga", que investiga a ação de empresários, despachantes aduaneiros e servidores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acusados de fraude no processo de fiscalização e antecipação em processos de licenças de importação. A atracação de navios no Porto de Santos sem a devida fiscalização também eram emitidos pelos suspeitos.

 
Foram expedidos sete mandatos de prisão preventiva, 11 de condução coercitiva e 22 de busca e apreensão, determinados pela Justiça Federal, nas cidades de Santos, São Vicente, Praia Grande e Guarujá. As capitais dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul também abrigam investigados.

 
A investigação teve início em fevereiro de 2014 e o nome Saga  veio do sistema de informática denominado Sagarana, utilizado pela Anvisa para a automação das fiscalizações em portos, aeroportos e fronteiras.

 
Ainda na manhã desta terça-feira haverá uma coletiva de imprensa Delegacia da Polícia Federal em Santos para prestar mais informações sobre a operação.