ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

TSE julga recurso de candidato

Data: Segunda-feira, 10/11/2014 00:00
Fonte: Renan Marcel, repórter de A Gazeta

 

Está na pauta de julgamentos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desta terça-feira (11) o recurso ordinário movido pelo candidato petista Valdir Mendes Barranco, que disputou, sub judice, uma vaga na Assembleia Legislativa durante as eleições deste ano. O julgamento foi adiado no último dia 21 de outubro devido ao pedido de vistas do ministro João Otávio de Noronha. Barranco tenta reverter a impugnação de sua candidatura pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), motivada pela reprovação das contas da prefeitura de Nova Bandeirante, pela Câmara Municipal da cidade e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), referentes ao período em que o petista esteve à frente do Executivo do município. Ou seja, ele foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa.


No dia do adiamento, a relatora do caso, ministra Maria Thereza de Assis Moura, já havia declarado voto contrário ao provimento ao agravo regimental. Já o ex-prefeito de Juína, Altir Antonio Peruzzo (PT), teve o julgamento do seu recurso para deferimento da candidatura, também negado pela Justiça Eleitoral em virtude da reprovação das contas da prefeitura pela Câmara do município, convertido em diligências, sendo devolvido para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para ser novamente analisado com possibilidade de inclusão de novas provas.


O julgamento chama a atenção porque, em caso de decisão favorável para os petistas, o cenário da composição de deputados estaduais na Assembleia Legislativa deve ser alterado. O PT, que ficou sem nomes na Casa, tem a chance de conseguir um representante. É que Barranco e Peruzzo obtiveram, respectivamente, 19.227 votos e 15.229 votos. A votação está ‘congelada” já que eles disputaram sub judice e o percentual só aparecerá se eles tiverem suas situações revertidas no TSE. Somadas as votações, ameçam o vereador Pery Taborelli (PV), que foi eleito com 18.526 pela coligação “Coragem e Atitude pra Mudar III” (PRP, PSC, PSDC, PRB e PV), que conseguiu fazer 110.914 votos. Se descongelados os votos, a somatória dos petistas acrescenta 34.456 votos à coligação Amor a Nossa Gente I, que teve 465.698 votos no total. Dessa forma, o grupo passa a ter direito a mais uma cadeira na Assembleia, ‘tomando‘ a de Taborelli.