ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Pais aguardam saída dos filhos em local de provas do Enem no Recife

Mães formaram um verdadeiro corredor de espera em frente ao bloco A. Filho diz que sente a energia positiva da mãe enquanto faz prova.

Data: Domingo, 09/11/2014 00:00
Fonte: Do G1 PE

 

Casal faz orações junto com jovem da igreja Batista (Foto: Anna Tiago/G1)Natanael e a esposa fazem orações para o filho junto com jovem da igreja Batista (Foto: Anna Tiago/G1)

Enquanto os estudantes estão fazendo as provas de matemática, linguagens e códigos e redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (9) muitos pais aguardam ansiosos a saída dos filhos do lado de fora dos portões. O operador de máquinas Natanael Carneiro diz estar tranquilo quanto ao desempenho do filho de 18 anos, que tenta uma vaga no curso de administração, mas faz questão de não ir embora. “Ele estava muito nervoso, por isso que viemos, para dar uma força”, afirma. Ele a esposa pretendem esperar o estudante até o final.

  

Outras mães formam um verdadeiro “corredor de espera” em frente ao bloco A da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), na área central do Recife. Desde o primeiro dia de provas, no sábado (8), elas passam o tempo conversando e fazendo orações para os filhos. “Eles já saem com a cabeça cheia e acho que é uma animação estarmos esperando aqui”, diz a dona de casa Maria do Carmo Lucas.


É o terceiro ano que a doméstica Flávia Maria Araújo passa a tarde esperando no portão enquanto o filho faz as provas do Enem para tentar uma vaga no curso de engenharia. “Sempre venho e fico até ele sair. Ele mesmo me diz que sou um porto seguro para ele e que sente minha energia quando está fazendo a prova”, afirma.


Sobre o exame
A edição de 2014 do Enem termina neste domingo (9) com uma maratona de até cinco horas de duração e três provas. Mais de 8,7 milhões de inscritos deverão voltar aos mesmos locais de prova do sábado (8). Em Pernambuco, 432.981 estudantes se inscreveram no exame.


Mães aguardam a saída dos filhos do lado de fora dos portões (Foto: Anna Tiago/G1)Mães aguardam a saída dos filhos do lado de fora dos portões (Foto: Anna Tiago/G1)

Neste domingo, o Enem terá as provas de matemática, linguagens e códigos, com 45 questões cada, e uma de redação. Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep até a próxima quarta-feira (12). Já o resultado individual deverá ser divulgado em janeiro de 2015.


G1 traz a cobertura completa do Enem 2014 em todo o Brasil. A partir das 18h no sábado e das 19h no domingo (horário de Brasília), os estúdios de São Paulo, do Rio e do Recife darão início a um programa em vídeo ao vivo com professores do Curso e Colégio de A a Z, do Rio, e do Projeto Educação, da Globo Nordeste, no Recife, e estudantes que fizeram o Enem.

 

Eles comentarão os níveis de dificuldade de cada uma das provas, o tema da redação e os pontos mais polêmicos que caíram no Enem. No sábado, as provas foram de ciências humanas e ciência da natureza. No domingo, o Enem terá provas de linguagens, matemática e redação. Candidatos que fizeram a prova poderão participar do programa enviando perguntas e comentários pela página da cobertura completa do Enem no G1.