ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

PF apreende R$ 13 milhões com traficantes em Mato Grosso

Organização criminosa tinha base em Sinop e remetia drogas para Vanezuela e Honduras

Data: Quarta-feira, 05/11/2014 00:00
Fonte: MIDIA NEWS

A Polícia Federal apreendeu, no total, R$ 13,4 milhões em dinheiro (reais, dólares, euros), além de cheques, durante a realização da Operação Veraneio, na terça-feira (4). A ação policia foi desenvolvida em Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais e Amazonas.



Sete pessoas foram presas, sob a acusação de integrar um esquema de tráfico internacional e de lavagem de dinheiro, envolvendo o Brasil, Honduras e Venezuela. Os cartéis da droga funcionam no México.



Quatro pessoas foram presas em Sinop (500 km ao Norte de Cuiabá) - onde funcionaria a base da organização criminosa, no transporte de toneladas de cocaína -, uma em Sorriso (420 km ao Norte) e as outras duas em São Paulo.



As apreensões, que incluem joias e documentos, foram feitas em residências dos investigados, de acordo com delegado Samir Zugaib, da PF em Sinop.



Em entrevista ao site Sonotícias, o delegado também confirmou que os presos são proprietários de um aeródromo, na zona rural de Sinop, e que alguns já têm passagens pela Polícia por tráfico, furto e roubo. 



A PF não informou os nomes dos acusados, que já prestaram depoimentos e foram recambiados para o Presídio Ferrugem.



De acordo com Zugaib, o dinheiro recebido pelo envio dos aviões de Sinop para Venezuela era usado na compra de bens, como aeronaves (nove delas estavam no hangar do aeroporto), casas e imóveis comerciais, além da reforma da pista do aeroporto. 



Os bens dos investigados podem ficar indisponíveis, no transcorrer da investigação. 



Tráfico e lavagem

A Operação Veraneio, além do tráfico de drogas, visa a combater a lavagem de dinheiro no Brasil, Venezuela e Honduras. 



A Polícia Federal informou que foram cumpridos todos os 48 mandados judiciais - sete prisões temporárias, 17 de conduções coercitivas e 24 de buscas e apreensões -, em Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais e Amazonas.



Os mandatos foram cumpridos nas cidades de Sorriso (420 km ao Norte da Capita), Pará de Minas, Formiga e Belo Horizonte (MG), São Paulo, Atibaia, Tatuí, Sorocaba, Mogi das Cruzes, Guarulhos e Ribeirão Preto (SP) e Manaus e Tabatinga (AM).

Ligação com a guerrilha

Segundo a Polícia Federal, as investigações começaram em 2011. A base da operação era Sinop, a maior cidade do Norte de Mato Grosso, às margens da BR-163.


Cerca de uma tonelada de cocaína era transportada, mensalmente, entre a região e a localidade de Apure, na Venezuela, na fronteira com a Colômbia, área dominada pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).


O destino final da droga era Honduras, e a operação criminosa tinha como objetivo abastecer cartéis da cocaína sediados no México, segundo a PF.


Na deflagração da Operação Veraneio, a PF de Mato Grosso conta com o apoio da Polícia de Honduras, da Força Aérea Colombiana e da Agência Antidrogas dos EUA (DEA), responsáveis pela captura de aeronaves e apreensão de drogas em solo hondurenho, além da Força Aérea Brasileira (FAB).


Veraneio

O nome da operação refere-se à coleção de veículos mantida pelo líder da organização criminosa.


Os policiais acrescentaram que a pena para o crime de tráfico internacional de drogas pode variar entre 5 anos e 10 meses até 25 anos de reclusão.


O de associação para o tráfico internacional pode variar entre 3 anos e 6 meses até 16 anos e 8 meses de reclusão.


O de lavagem de dinheiro transnacional pode variar entre 4 anos até 16 anos e 8 meses de reclusão. 


O de organização criminosa transnacional de 3 anos e 6 meses a 13 anos e 4 meses de reclusão.