ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Ataque suicida deixa ao menos 45 mortos na fronteira Índia-Paquistão

Data: Domingo, 02/11/2014 00:00
Fonte: REUTERS

Ao menos 45 pessoas morreram neste domingo quando um homem-bomba explodiu próximo à fronteira entre Índia e Paquistão, informou a polícia, logo depois de uma cerimônia diária na qual tropas dos dois lados baixam as bandeiras dos dois países.

 

O Talibã paquistanês reivindicou o ataque, dizendo que foi uma resposta às ações do exército paquistanês contra suas posições em áreas tribais na fronteira do Paquistão com o Afeganistão.

 

O ataque suicida ocorreu em um estacionamento do lado paquistanês, a ao menos 500 metros da fronteira com a Índia. Nenhum membro das tropas indianas ficou ferido no ataque.

 

A polícia paquistanesa disse que estava investigando o ataque, e um médico disse que mais de 70 pessoas ficaram feridas.

 

Centenas de pessoas visitam a fronteira Wagah perto da cidade paquistanesa de Lahore todos os dias para observar as bandeiras dos dois países serem baixadas pouco antes do pôr do sol.

 

Índia e Paquistão já estiveram envolvidos em três guerras e permanecem em conflito pela região da Cashemira, reivindicada pelos dois lados.

 

A Índia acusa o Paquistão de patrocinar grupos jihadistas na região e encorajar incursões em território indiano para realizar ataques contra forças indianas, uma acusação negada pelo Paquistão.

 

Mas a reivindicação do Talibã sugere que o ataque pode não ter relação com a Índia.

 

"Reivindicamos o ataque suicida de Lahore", disse o comandante do Talibã paquistanês, Gilamn Mehsud.

 

(Por Mubasher Bukhari)