ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Indígenas caminham até 3 Km para votar em cidade no interior do AM

Dos 45 índios da tribo, 20 irão votar, segundo a polícia. Índios caminham porque igarapé da cidade secou.

Data: Domingo, 26/10/2014 00:00
Fonte: Do G1 AM

  

 

 

Assim como no primeiro turno, índios da tribo Giribé, etnia Apurinã, no município de Manacapuru, distante 68 Km de Manaus, irão encarar 3 Km de caminhada para votar para presidente e governador no Amazonas. O percurso seria feito em canoas (embarcações usadas na região), mas a caminhada forçada é resultado do baixo nível do igarapé da comunidade, que vem secando com o fim da cheia no estado.

 

Para os indígenas, as dificuldades devem ser deixadas de lado para exercício da cidadania. "Mesmo com as dificuldades, vamos ter que cumprir com o nosso papel de cidadão, votando, para que se realizem pelo menos metade das promessas que eles [políticos] fazem pra agente", afirmou o indígena Kinary.


De acordo com a liderança da aldeia, dos 45 índios que moram na tribo, 20 irão votar. "Nós vamos formar dois grupos. O primeiro vai votar de manhã e outro à tarde, pois não podemos deixar a comunidade sozinha", disse o tuxaua Campoarí.


Para o tuxaua apurinã, o direito ao voto deve ser exercido por todos.  "Todo mundo tem que votar consciente. Espero que tanto o povo indígena quanto o não indígena possam tomar essa decisão com tranquilidade", destacou.