ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Município de Aripuanã vai receber palestra sobre SICAR

Data: Sábado, 25/10/2014 00:00
Fonte: Redação: TOP NEWS/ EDSON PRATES

Representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) e da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), estão percorrendo 10 municípios da região de Juína para levar informações sobre como o agropecuarista deve proceder com o novo Sistema Nacional de Cadastro Ambiental (SICAR).

 

As palestras são promovidas em parceria com os sindicatos rurais. Em Aripuanã, a palestra sobre o Cadastro Ambiental Rural será realizada nesta segunda-feira, dia 27 de outubro, a partir das 19 horas no Balneário Oásis.


O módulo on-line do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SICAR) foi disponibilizado para os produtores rurais de Mato Grosso, na sexta-feira (17). O programa está disponível no site da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) no endereço www.sema.mt.gov.br. É por meio do SICAR que o produtor se inscreve no Cadastro Ambiental Rural (CAR). O recibo da inscrição do CAR será disponibilizado no SICAR em até 48 horas após o envio das informações. 

 

Os produtores que já têm processos em análise junto ao órgão estadual não precisam fazer a inscrição novamente. "Os processos já existentes foram migrados da base estadual para a base federal, tanto os que estão em análise quanto os que já estão com títulos emitidos. Entretanto, os cadastros que foram reprovados não serão migrados, sendo necessária a realização de uma nova inscrição no SICAR", explica Lucélia Avi, analista de Meio Ambiente da Famato.

 

O produtor que teve as informações migradas deverá acessar o SICAR com o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) para emitir o recibo com o número de inscrição do CAR.

 

A Famato orienta aos produtores rurais para realizarem a inscrição no CAR dentro do prazo que se encerra no dia 6 de maio de 2015, podendo ser prorrogado por mais um ano. "Para que o produtor tenha os benefícios conquistados com o Código Florestal, como a regularização das reservas legais, ele precisa estar inscrito no CAR", lembra Lucélia.

 

 

Confira os municípios que foram contemplados com as palestras:

 

Sindicato Rural

Data

Horário

Dia da Semana

Nova Monte Verde

20/out

19h

segunda-feira

Apiacas

21/out

19h

Terça-feira

NovaBandeirantes

22/out

19h

quarta-feira

Cotriguaçu

23/out

19h

quinta-feira

Juruena

24/out

19h

sexta-feira

Aripuanã

27/out

19h

segunda-feira

Castanheira

28/out

19h

terça-feira

Juína

29/out

19h

quarta-feira

Brasnorte

30/out

19h

quinta-feira

Juara

31/out

19h

sexta-feira