ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Soldado é baleado e um atirador é morto perto do Parlamento do Canadá

Polícia procura outros possíveis envolvidos no tiroteio em Ottawa. Dois dias atrás, um soldado canadense foi morto próximo de Montreal.

Data: Quarta-feira, 22/10/2014 00:00
Fonte: Do G1, em São Paulo

 

 


Um soldado canadense levou um tiro no memorial de guerra do Canadá em Ottawa, nas proximidades do Parlamento, onde mais tiros foram disparados, de acordo com a agência de notícias Reuters, que cita testemunhas e a polícia local nesta quarta-feira (22). Um atirador foi morto e outros possíveis envolvidos são procurados.

 

Segundo a TV canadense CBC, um suspeito foi morto dentro do prédio do Parlamento. Testemunhas disseram ter visto o homem que atirou no soldado correr para o local.


Entretanto, a polícia ainda realiza buscas por mais de um suspeito na área. Segundo a CNN, Marc Soucy, da polícia de Ottawa, disse que as autoridades tentavam determinar se dois ou três atiradores estão envolvidos no ocorrido.

 

Múltiplos disparos ocorreram no bloco central do Parlamento após o soldado ser baleado. O edifício do Parlamento foi fechado, e policiais e equipes táticas foram para o local, que foi cercado. Pessoas que estavam dentro dos prédios foram retiradas após uma triagem.


O soldado fazia a guarda externa da sede do Parlamento e foi gravemente ferido. Ele foi socorrido em uma ambulância, e outros veículos do tipo estavam no local.



O Hospital de Ottawa divulgou que recebeu três pessoas, duas em condição estável, depois do incidente.


Agentes da polícia fortemente armados cercam o prédio e o gabinete do primeiro-ministro Stephen Harper, que deixou o local depois do tiroteio, aparentemente a salvo.


Pouco mais de uma hora após os incidentes no memorial e no Parlamento, a polícia de Ottawa informou que houve um terceiro local com disparos, o Centro Rideau, shopping que fica nas proximidades dos dois primeiros. Os três casos aconteceram em um curto intervalo de tempo, de acordo com a emissora CBC.


Segundo TV canadense, as bases das forças armadas canadenses ao redor do país começaram a ser fechadas para o público após o ocorrido em Ottawa.


O incidente acontece dois dias após um militantes islâmico ter atropelado dois soldados canadenses, matando um, perto de Montreal.


Polícia canadense inspeciona local onde ocorreu o tiroteio que atingiu um soldado em Ottawa (Foto: Adrian Wyld/The Canadian Press/AP)Polícia canadense inspeciona local onde ocorreu o tiroteio que atingiu um soldado em Ottawa (Foto: Adrian Wyld/The Canadian Press/AP)
 


Testemunha
Um operário de construção que estava no local afirmou à Reuters que ouviu um tiro e depois viu um homem, vestindo preto com um lenço cobrindo seu rosto, correndo em direção ao prédio principal do Parlamento com uma arma na mão.


O homem parou um carro preto e o sequestrou, disse o operário Scott Walsh à Reuters. O motorista que estava no carro saiu em segurança, e o homem seguiu dirigindo em direção ao Parlamento, onde há um prédio em obras.


O homem armado passou por uma mulher, com uma criança em um carrinho, que fugiu gritando. Ele não atacou a mulher nem a criança, disse Walsh.