ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Proibir viagens poderia agravar o problema do ebola, diz Obama

O presidente pediu que os americanos contenham a histeria e o medo

Data: Sábado, 18/10/2014 00:00
Fonte: Reuters
"Não podemos nos isolar da África Ocidental", disse Obama (foto)REUTERS/Larry Downing

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu aos americanos neste sábado (18) que evitem o pânico pelo ebola, rejeitando a ideia de impor restrições em voos de países africanos afetados pelo vírus, explicando que tais proibições poderiam agravar a situação.


Esta semana alguns deputados pediram a Obama que proíba a entrada nos Estados Unidos de viajantes provenientes da Libéria, Serra Leoa e Guiné.


Obama disse que não se opõe, em princípio, ao conceito de proibir os vôos, mas em sua conferência semanal deixou claro que ele não está inclinado a implementá-lo.


"Não podemos nos isolar da África Ocidental", disse Obama explicando que a medida complicaria a circulação de trabalhadores de saúde e o envio de suprimentos para a área, e empurraria as pessoas a tentar escapar desses países para evitar os controles disse, dificultando a identificação dos casos.

 

"Isolar toda uma região do mundo, se isso fosse possível, que poderia piorar a situação, na verdade", disse.


Obama comentou que a luta contra o vírus leva tempo, advertindo que "até o fim poderemos ver mais casos isolados nos Estados Unidos."


Mas ele tentou colocar a doença em perspectiva, lembrando que houve apenas três casos diagnosticados no país e a doença não é facilmente transmitida.


"O que estamos vendo não é um "surto" ou uma "epidemia" de ebola nos Estados Unidos", destacou.


"É uma doença grave, mas não podemos nos entregar à histeria ou ao medo."