ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Trégua externa faz Ibovespa subir e reverter perdas na semana com ajuda de pesquisa

Data: Sexta-feira, 17/10/2014 00:00
Fonte: Por Paula Arend Laier (Reuters)

A Bovespa fechou em forte alta nesta sexta-feira, seguindo a melhora do mercado internacional, em meio a uma trégua nas preocupações sobre o ritmo de crescimento global.


A divulgação de pesquisa Sensus perto do fim do pregão, mostrando o candidato do PSDB, Aécio Neves, à frente da presidente Dilma Rousseff, que busca a reeleição pelo PT, na corrida do segundo turno da eleição presidencial, fez o Ibovespa ganhos, revertendo a perda na semana.


O principal índice da bolsa paulista teve alta de 2,63 por cento, a 55.723 pontos. Na semana, subiu 0,75 por cento. Até a véspera, a queda acumulada era de 1,8 por cento.


O volume financeiro somou 9,35 bilhões de reais.


Indicadores econômicos e balanços nos Estados Unidos, aliados a comentários de um membro do Banco Central Europeu e ao alívio sobre os últimos desdobramentos na Grécia, aliviaram preocupações com a dinâmica de crescimento global.


"Houve um questionamento sobre o crescimento mundial e agora o mercado externo parou para pensar, disse o gestor Andre Paes, da Infinity Asset, notando que a bolsa nos últimos dias esteve menos correlacionada a fatores internos.


Após tocar a mínima em 13 meses na véspera, o índice europeu FTSEurofirst 300 fechou com a maior alta em três anos, enquanto o norte-americano S&P 500 avançou mais de 1 por cento.


Do front político, repercutiu o agressivo debate entre a presidente Dilma Rousseff e Aécio Neves na quinta-feira, no SBT, com ataques generalizados de ambos os lados.

 

Mas o foco principal segue voltado para pesquisas, com novo levantamento Datafolha previsto para o início da próxima semana, embora o entendimento no mercado seja de que a disputa seguirá equilibrada até o próximo dia 26, dia da eleição.


No final da sessão, levantamento Sensus divulgado no site da revista Isto É mostrou Aécio com 56,4 por cento dos votos válidos (que excluem brancos, nulos e indecisos), contra 43,6 por cento de Dilma. Na pesquisa anterior, a vantagem do tucano era um pouco maior: 58,8 a 41,2 por cento.


As ações da Petrobras fecharam em alta, após queda de mais de 7 por cento na véspera.


Para o gestor Julio Erse, da NP Investimentos, o mercado tende a seguir nervoso na próxima semana, com a volatilidade elevada pela cena externa mais incerta e a discussão sobre a precificação correta dos cenários para o resultado do pleito.


O calendário da próxima semana também inclui o vencimento dos contratos de opções sobre ações na Bovespa na segunda-feira.


PAPEL POR PAPEL

Santander Brasil valorizou-se 3,4 por cento, um dia após anunciar um ajuste na relação da oferta pública voluntária de permuta de suas ações e units por recibos de ações (BDRs) do Santander Espanha.


Sabesp avançou 2,5 por cento, após o Tribunal Regional Federal da 3ª Região suspender na quinta-feira uma liminar que impedia a empresa de captar o segundo volume morto do Sistema Cantareira.  

 

Marfrig subiu 2,87 por cento. A Standard and Poor's elevou a nota de crédito corporativo de escala global da empresa para B+ com perspectiva estável.


As blue chip Vale, terminou no azul após debilidade inicial. A mineradora de níquel Vale Indonésia informou que fará desinvestimento de fatia adicional de 20 por cento da companhia para partes na Indonésia dentro de cinco anos.


(Edição de Aluísio Alves)