ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

El país elogia Aécio e diz que sua maior façanha foi conseguir apoio de Marina

Data: Segunda-feira, 13/10/2014 00:00
Fonte: Jornal do Brasil

Nesta segunda-feira (13), o jornal El País publicou uma matéria em que diz que a maior façanha de Aécio foi, depois de ter vencido Marina Silva no primeiro turno,ganhar o apoio dela no segundo turno. O jornal diz que tal apoio "não era tarefa fácil e tê-lo conseguido revela capacidade de diálogo e compreensão das ideias dos outros” que, no caso, Aécio teria. 

 

Marina fez diversas exigências para dar apoio ao candidato. Em resposta, Aécio mudou algumas coisas em seu programa de governo, como a defesa do fim da reeleição para cargos executivos, a manutenção das prerrogativas do Poder Executivo na demarcação de terras indígenas, a ampliação da reforma agrária e a sustentabilidade das políticas do governo, todas bandeiras defendidas por Marina Silva.


Temas essenciais, como a redução da maioridade penal, que Aécio defende e Marina é contra, não foram abordados. O jornal El Pais afirma que diante das exigências de Marina, “Aécio podia ter lembrado a ela que o perdedor nunca pode impor condições ao ganhador”. Algumas exigências foram abordadas, outras não. Mesmo assim, Marina apoiará o candidato, o que parece deixar o colunista do El País, Juan Arias, satisfeito.


Ele diz que, depois da compreensão de Aécio para com Marina, ela não poderia negar apoio. “Marina podia – com essa costura delicada, inteligente e até elegante de Aécio para negociar seu apoio – negar sua mão? Teria sido seu próprio suicídio e teria parecido um gesto de soberba difícil de perdoar”.


Os elogios ao Aécio não param: “a ambientalista que não renuncia a continuar lutando para poder derrubar os muros de um tipo de política que está em crise mundial não podia encontrar melhor interlocutor que o mineiro, filho de uma região e neto de um político como Tancredo Neves, para quem também o tempo acaba tendo menos pressa do que em outros lugares”.