ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Portugal ajuda reconstrução de Gaza com 25 mil euros

Data: Segunda-feira, 13/10/2014 00:00
Fonte: Jornal Digital


O Governo português vai contribuir com 25 mil euros para o apoio à reconstrução da faixa de Gaza, anunciou este domingo o secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Bruno Maçães, na conferência dos doadores, a decorrer no Cairo, Egipto.


O secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Bruno Maçães, que participou conferência dos doadores, a decorrer no Cairo, Egipto, em representação do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, garantiu o conferencistas o «inequívoco apoio de Portugal» e ofereceu uma «contribuição simbólica, no valor de 25 mil euros, para o apoio à reconstrução» da faixa de Gaza, devastada pelo conflito com Israel .



Com 790 milhões de euros, o Quatar lidera a lista dos países que mais dinheiro vai desembolsar para ajudar à reconstrução. Seguem-se os Estados Unidos com cerca de 170 milhões de euros.



Especialistas palestinianos estimaram em seis mil milhões de euros os custos de reconstrução de Gaza e afirmaram que tal deverá demorar cinco anos, se acontecer um levantamento total do bloqueio imposto por Israel sobre o enclave palestiniano.



Os confrontos na faixa de Gaza, em Julho e Agosto, fizeram mais de 2.100 mortos no lado palestiniano, em larga maioria civis, e mais de 70 entre os israelitas, dos quais 66 soldados.