ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Polícia Ambiental e Ibama apreendem máquinas, caminhões e cerca de 1.200 m³ de madeira em área indígena de Juara

Data: Sábado, 11/10/2014 00:00
Fonte: Show de Notícias/ Aparicio Cardozo

Uma Operação da Polícia Ambiental, com o apoio do IBAMA, denominada de Onda Verde, foi desencadeada nessa sexta-feira, 10 de outubro em Juara e apreendeu máquinas, caminhões, caminhonetes e cerca de 1.200m³ de madeira, extraídas ilegalmente em terras indígenas.

 

Segundo Edilson Paz Fagundes, analista ambiental do IBAMA, a operação foi desencadeada na Aldeia Apiaká-Kayabis, no município de Juara, porém, não soube precisar a quantidade exata de máquinas, caminhões, veículos e madeira apreendidas, uma vez que o chefe da operação era outro agente e ele estava apenas comandando a condução dos bens apreendidos para o pátio do IBAMA de Juína.

 

Edilson não soube precisar se há participação de índios na extração ilegal de madeiras dentro de terras indígenas, no entanto, acredita que os proprietários das máquinas e responsáveis pelos crimes ambientais são de Juara.

 

Cerca de 06 caminhonetes do IBAMA e Polícia Ambiental foram usadas na operação e mais de 20 agentes de Mato Grosso e até de outros estados, como o Tocantins participaram da operação.  

 

A explicação para que as máquinas, caminhões e veículos fossem levadas para Juína, é por que trata-se de crime ambiental em terras indígenas, que são de responsabilidade da Polícia Federal.

 

De acordo com o agente Edilson, as madeiras são, em sua grande maioria, cedrinho, angelim, cambará, entre outras, todas com alto valor venal e os cerca de 1.200m³ que ficaram na aldeia, devem ter um destino definido pela justiça.

 

Um caminhão que estava carregado, teve a madeira doada para uma instituição de Juara e foi descarregado aqui mesmo, o restante permanece no local.