ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Google irá conectar Brasil aos EUA com cabo submarino

O Google anunciou que um consórcio internacional irá conectar com um cabo submarino os EUA ao Brasil. O cabo terá mais de 10 mil km de extensão

Data: Sexta-feira, 10/10/2014 00:00
Fonte: Victor Caputo, de Exame.com

Google anunciou que irá usar um cabo submarino para ligar o Brasil aos Estados Unidos. O cabo sairá de Boca Raton, na Flórida, e irá até as cidades de Fortaleza e Santos, esta no litoral de São Paulo.


O cabo, construído com fibra ótica, terá mais de 10 mil km de extensão. “Esse novo cabo contribuirá significativamente com o crescimento econômico da região ao aumentar a capacidade existente”, escreve Cristian Ramos, gerente de parcerias de desenvolvimento de infraestrutura de internet para a América Latina no blog do Google.


No texto, Ramos ainda afirma que o Google investe em equipamentos e infraestrutura para que seja possível oferecer seus serviços na internet. Ele ressalta que o primeiro investimento da empresa em cabos submarinos foi em 2008 com um cabo entre Estados Unidos e Japão.


O novo cabo ligando Brasil e Estados Unidos é o primeiro destes investimentos com foco na América Latina. O sistema será construído por um consórcio entre a Algar Telecom, a Antel (do Uruguai), a Angola Cables e o Google. O mesmo grupo será o responsável pela conservação e pela manutenção dos cabos.

 

Os cabos submarinos de fibra ótica são os grandes responsáveis pela transmissão de dados ao redor do mundo. De acordo com um especialista, Alan Mauldin, da Telegeography, 99% das comunicações internacionais são entregues graças aos cabos submarinos.


“É uma crença comum de que os satélites são o futuro de como as informações serão enviadas, mas esse não tem sido o caso por muito tempo. (...) A principal vantagem dos cabos é que eles são muito mais baratos. Um satélite é limitado e muito mais caro”, afirmou Mauldin à CNN no início deste ano.


A TeleGeography tem uma página com um mapa interativo. Nele, é possível ver todos os cabos submarinos espalhados pelo mundo.