ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Vereadores confessam que recebiam propina e MP quer delação premiada

Data: Quinta-feira, 09/10/2014 00:00
Fonte: Gazetaweb

Os vereadores presos ontem, durante operação em Joaquim Gomes, confessaram nesta quinta-feira (9), em depoimento ao Ministério Público Estadual (MPE), ter recebido propina para deixar de fiscalizar irregularidades praticadas na gestão do prefeito Antônio de Araújo Barros, conhecido como "Toinho Batista".


O MPE vai pedir que os acusados sejam beneficiados pela delação premiada e revelem o que sabem sobre o esquema. O objetivo dos promotores é saber se o prefeito afastado "Toinho Batista" participava das negociações. Caso fique comprovado que ele pagava por apoio da Câmara, será pedida a prisão dele.


Além dos oito vereadores, o ex-secretário de Saúde do município Ledson da Silva depôs nesta manhã. Ledson é apontado como o operador do sistema e aparece, em dois vídeos divulgados pelo MPE, entregando dinheiro a parlamentares dentro de um veículo. Nas imagens, é possível ver os vereadores recebendo e contando o dinheiro.


Foram presos os vereadores Edivan Antônio da Silva, Antônio Gonzaga Filho, Edvaldo Alexandre da Silva Leite, Cícero Almeida Lira, Adriano Barros da Silva, Antônio Márcio Jerônimo da Silva, Antônio Emanoel de Albuquerque Moraes e Teresa Cristina de Almeida.


RESPONDEM EM LIBERDADE

Os acusados devem responder ao processo em liberdade, mas terão que deixar os cargos que ocupam na Câmara Municipal de Joaquim Gomes. Todos serão afastados e podem ter a prisão decretada pela Justiça, caso não colaborem com as investigações ou tentem dificultar o trabalho feito pelo MPE e a Polícia Civil.


De acordo com o Ministério Público, os parlamentares recebiam entre R$ 2 mil e R$ 4 mil para deixar de fiscalizar as irregularidades praticadas pela prefeitura. As investigações tiveram início depois que vídeos chegaram até o Ministério Público, no qual os vereadores apareciam recebendo dinheiro.