ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Única mulher eleita em MT, Janaína Riva diz que defenderá causas sociais

Para a deputada eleita, a questão social está esquecida. Nesta eleição, apenas uma mulher se elegeu para ocupar cargo eletivo.

Data: Segunda-feira, 06/10/2014 00:00
Fonte: Pollyana Araújo Do G1 MT

Única mulher eleita em Mato Grosso, Janaína Riva (PSD), de 25 anos, pretende defender na Assembleia Legislativa projetos em favor das causas sociais. Ela disse ao G1 nesta segunda-feira (6) que irá apresentar proposta para implantar nos municípios do interior do estado um projeto semelhante ao Siminina, desenvolvido em Cuiabá. Janaína irá ocupar o cargo pela primeira vez e faz parte dos 11 da lista de novatos.


(Veja a apuração completa para governador, senador, deputado federal e deputado estadual em Mato Grosso).


"Esse projeto é interessante porque muitas mães não têm com quem deixar o filho e, além disso, esse tipo de projeto reduz o índice de violência sexual contra crianças", disse a deputada eleita. Segundo ela, para a mãe é mais importante que o filho esteja na escola, do que a construção de asfalto na rua da casa dela. "A questão social está muito apagada e, normalmente, os homens não se preocupam muito com isso", avaliou.

 

Janaína tem dois filhos, uma menina de cinco anos e um bebê de menos de um ano. "Também sou mãe e sei como é difícil isso", disse, ao se referir também à falta de interesse das mulheres em concorrer a cargos eletivos e a falta de representantes do sexo feminino, tanto na Assembleia Legislativa quanto nos outros poderes. Para ela, a maioria das mulheres que se candidatam não fazem campanha porque não pretendem se eleger. Só lançam candidatura para que o partido cumpra o percentual mínimo de 30% de mulheres.


"Não é muito vantajoso para as mulheres deixarem suas casas e, por isso, não existe motivação para a vida pública", pontuou. Ela avalia ainda que a função exige dedicação, pois é necessário viajar para as cidades do interior com frequência.


Apesar de ser novata na Assembleia, Janaína sempre viveu no meio político. O pai dela, José Geraldo Riva, também do PSD, ocupa cargo de deputado estadual há 20 anos. No exercício do quinto mandato, ele tentou nesta eleição se candidatar a governador do estado, mas foi impedido pela Justiça Eleitoral. No lugar dele, concorreu a mulher do parlamentar, Janete Riva (PSD), que saiu derrotada da disputa.


O marido de Janaína também foi vereador. João Emanuel Moreira Lima (PSD) esteve no comando da Câmara de Vereadores de Cuiabá e teve o mandato cassado no ano passado após suspeita de superfaturamento em processos licitatórios.


Nesta eleição, houve redução no número de muheres eleitas a ocupar vaga no Legislativo estadual. Em 2010, foram eleitas duas: Teté Bezerra (PMDB) e Luciane Bezerra (PSB). Ambas também tiveram a influência dos maridos, Carlos Bezerra (PMDB), ex-governador do estado e deputado federal, e Oscar Bezerra (PSB), ex-prefeito de Juara, a 690 km de Cuiabá, e deputado federal eleito.


Janaína Riva foi a segunda candidata mais votada nesta eleição. Obteve 48.171 votos e só ficou atrás de Mauro Savi, que se reelegeu ao cargo pela quarta vez. Em Mato Grosso, nenhuma mulher foi eleita deputada federal. Além disso, o governador eleito é homem, assim como senador eleito. Tratam-se de Pedro Taques (PSD) e Wellington Fagundes (PR).


Janaína Riva (PSD) é filha do deputado José Riva  (Foto: Maurício Barbant/AL-MT)
Janaína Riva (PSD) é filha do deputado José Riva
(Foto: Maurício Barbant/AL-MT)