ARIPUANÃ, Sábado, 20/04/2024 -

NOTÍCIA

Eleito, Fagundes declara apoio a Taques

Data: Segunda-feira, 06/10/2014 00:00
Fonte: Renan Marcel, repórter do GD

Durante todo o período de campanha eleitoral, o deputado federal e presidente do PR, Wellington Fagundes, esteve em chapa oposta a do senador Pedro Taques (PDT), futuro governador de Mato Grosso. Mas, já nesse domingo (5), após ser eleito o novo senador do estado, Fagundes declarou publicamente o apoio ao pedetista. E se colocou como parceiro para a futura gestão.


“Quero aqui publicamente me colocar como parceio dos desafios que a gente vai ter. minhas história sempre mostrou isso, sempre trabalhei junto com os governadores, desde o meu primeiro mandato. Trabalharemos juntos. Mato Grosso é um estado muito grande e nós temos muitos desafios a serem enfrentados. Então aqui não há espaço para picuinhas.Nós temos que unir. Eu sempre disse que não sou político de oposição, eu sou político de construção”, declarou Fagundes ao chegar no Centro de Eventos do Pantanal, onde o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) conferiu as zerésimas das urnas eletrônicas até as 21h.


O posicionamento remete ao período pré-convenções partidárias, quando o PR demonstrou interesse e chegou a articular uma aliança com o grupo de Taques, o que não ocorreu justamente pela disputa interna relativa a vaga ao Senado. Naquela época, Jayme Campos (DEM) ficou com a vaga, que depois desistiu e foi substituido por Rogério Salles (PSDB).


Fagundes foi eleito com 646.344 mil votos, o que corresponde a 48,19% dos votos válidos. O cargo há muito era cobiçado pelo parlamentar, que abriu mão de disputar a cadeira em 2010 para beneficiar o então governador Blairo Maggi (PR), hoje senador.


O senador eleito é formado em medicina veterinária, mas ingressou na política como empresário no setor de agropecuária e presidente da Associação Comercial e Industrial de Rondonópolis, cidade de Mato Grosso onde nasceu. Fagundes teve seis mandatos como deputado federal. 


Na disputa pelo Senado, o candidato Rogério Salles , da coligação Coragem e Atitude pra Mudar, encabeçada pelo governador eleito, ficou em segundo lugar. Embora tenha entrado na disputa de última hora, Salles teve 541.357 mil votos, ou 40,36% dos votos válidos.


Já o pecuarista Rui Prado (PSD) da coligação Viva Mato Grosso, apresentou 10,27 %, ficando em terceiro lugar. Gilberto Lopes Filho (PSOL) ficou em última colocação, com 1,21% dos votos (16.229 mil).