ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

"Estamos contando com o segundo turno", diz Dilma

Presidente rebateu críticas do PSDB sobre suposto uso eleitoral dos Correios

Data: Sexta-feira, 03/10/2014 00:00
Fonte: Érica Saboya, do R7

A presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, disse nesta sexta-feira (3) acreditar que a disputa presidencial irá para o segundo turno. Pesquisas Ibope e Datafolha divulgadas nesta quinta-feira (2) mostram a petista com 40% das intenções de voto, 16 pontos à frente da segunda colocada, Marina Silva (PSB), que tem 24%.


— Olha, nós estamos contando com o segundo turno. Nós vamos daqui para frente lutar para apresentar nossas propostas de educação, saúde e moradia.


Antes de fazer carreata em São José dos Campos, no interior de São Paulo, Dilma avaliou que fez uma campanha forte e evitou apontar qual adversário prefere enfrentar no segundo turno.


Questionada sobre as acusações do PSDB de que fez uso da máquina pública em sua campanha, a candidata atribuiu as críticas à sua posição nas pesquisas. O tucano Aécio Neves disse que vai entrar com ação na Justiça contra o governo federal pela suspeita de que os Correios teriam deixado de entregar panfletos do PSDB em Minas Gerais.


— É uma coisa interessante essa história que aparece sempre quando alguém corre o risco de perder a eleição, de atribuir a responsabilidade aos outros. Mas no que se refere ao aparelhamento, queria dizer que o Brasil saiu, em 2002, de um gasto com funcionalismo público de 4,8% para 4,2% hoje. 


Segundo a presidente, 67% dos cargos de comissão no governo federal são exercidos por funcionários públicos.


— Isso significa que apenas 23% [que seriam 33%] dos cargos de comissão são de nomeação. Não acredito que ocorra isso nos governos estaduais do PSDB.


O candidato do PT ao governo de São Paulo, Alexandre Padilha, e o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, acompanharam a presidente no ato. Como a legislação eleitoral proibe a realização de discursos públicos a dois dias das eleições, Dilma apenas cumprimentou eleitores e distribuiu acenos de cima de um carro aberto. A comunicação verbal ficou por conta de um locutor que, acompanhado pelos jingles, pedia votos ao PT.


No início da tarde, Dilma fará uma caminhada pelo centro de São Paulo ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.