ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Começa esquema de segurança do Rio para as eleições

Cerca de 30 mil policiais militares foram mobilizados para ações de patrulhamento no estado

Data: Sexta-feira, 03/10/2014 00:00
Fonte: Jornal do Brasil

Começou nesta sexta-feira (3) o esquema especial de policiamento para as eleições no Rio de Janeiro. Cerca de 30 mil policiais militares foram mobilizados para ações de patrulhamento no estado. O plano especial que teria início neste sábado foi antecipado em razão dos episódios recentes de violência. 


O Bope e a Tropa de Choque vão atuar nas zonas consideradas críticas, como o Complexo do Alemão. Nos últimos dias, oito favelas pacificadas ou em processo de pacificação tiveram confrontos entre as forças de segurança e bandidos. Cinco pessoas morreram em três dias de conflito. Só nesta quinta, 13 mil alunos ficaram sem aulas na região dos complexos do Alemão, Penha e Maré, na Zona Norte.


O esquema especial foi iniciado às 11h, segundo o relações públicas da PM, coronel Cláudio Costa.


Sábado (4) e domingo (5) haverá um reforço do efetivo policial. Além dos 14.365 policiais que trabalharão em escala normal, outros 15.190 foram convocados para participar do esquema especial de segurança das eleições, que inclui o policiamento de 5.430 locais de votação, escolta das urnas e segurança dos fiscais da Justiça Eleitoral.


“O esquema especial vai funcionar até a entrega da última urna ao Tribunal Regional Eleitoral ou até depois disso, se houver algum problema”, disse o coronel Cláudio Costa.


O Exército informou que não terá reforço, mas as tropas que estão na Maré farão esquema especial de patrulhamento nas zonas eleitorais, e nesta sexta já era possível ver a movimentação.