ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Equipe técnica da Usina Hidrelétrica Castanheira realizará reunião sexta feira em Juara

Data: Quarta-feira, 24/09/2014 00:00
Fonte: Acesse Notícias

A Usina Hidrelétrica Castanheira está planejada para ser construída no rio Arinos (bacia hidrográfica do rio Juruena), no município de Juara – MT, e terá uma potência instalada de 192 MW.


A bacia hidrográfica do rio Arinos está localizada integralmente no estado do Mato Grosso, possui cerca de 59.000 km² de área e abrange 14 municípios. O rio Arinos nasce na Serra Azul, a 400 m de altitude, e percorre cerca de 760 km até desaguar no rio Juruena, sendo o rio dos Peixes o principal afluente.


A UHE Castanheira não alagará terras indígenas e unidades de conservação e, além disso, serão criados projetos e programas ambientais que buscam a preservação e a redução de impactos sobre a fauna, a flora, os peixes, a qualidade da água e, principalmente, programas sociais que irão mitigar os efeitos causados sobre a população localizada nos municípios que terão terras alagadas e/ou atividades econômicas atingidas: Juara, Novo Horizonte do Norte e Porto dos Gaúchos.


Marcos Becman técnico da empresa Habitec, está em Juara realizando um levantamento censitário em relação a construção da usina “hidrelétrica Castanheira” a em Juara, disse que esteve nos assentamentos de Juara a Novo Horizonte.


O técnico informou a Rádio Tucunaré, que haverá uma reunião neste dia 26 de setembro, sexta feira, na Câmara de Vereadores de Juara com a equipe para realizar o cadastramento de pessoas que tem ilhas nesse trecho que serão atingidas por alagamentos.


Serão afetadas cerca de 90 ilhas no trecho alagado e portanto a presença dos proprietários devem comparecer na reunião.


O trecho corresponde cerca de 5 a 6 km acima da balsa ate chegando em torno em de 5 a 6 km acima da ponte, deverão ser afetados por esse empreendimento, pontuou Marcos.


Segundo o pesquisador, o trecho corresponde cerca de aproximadamente 06 km acima da antiga balsa do Rio Arinos até a ponte na Rodovia do Vale.


Ele disse ainda que somente através do cadastramento é que será possível saber a realidade atual das pessoas que vivem ou de alguma forma utilizam o rio como lazer, prática de negócios ou para sobrevivência.


Os pescadores profissionais e a presidente da Colônia “Z16” de Juara também já foi informada sobre o fato, que terá um prazo estipulado de 40 dias para concluir todos os levantamentos desse processo.