ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

MT: Médico acusado de abusar de pacientes é novamente preso

Data: Quarta-feira, 24/09/2014 00:00
Fonte: Da Assessoria/PJC-MT

O médico ortopedista, Célio Eije Tobifawa, 47, teve novamente mandado de prisão preventiva cumprido pela Polícia Judiciária Civil, na terça-feira (23.09), na cidade de Rondonópolis (212 km ao Sul). O médico é acusado de abusar sexualmente de pacientes em hospitais por onde trabalhou.


A prisão do médico foi decretada no dia 16 deste mês, pela 2ª Vara Criminal, da comarca de Cáceres (225 km a Oeste), por descumprimento de procedimentos do processo criminal que responde. O médico foi comunicado da ordem de prisão, pela Divisão de Crimes Contra a Pessoa (DCP), do 2ª Delegacia de Polícia, em seu consultório médico, na unidade de Saúde da SOMED.


Na Justiça de Cáceres, o médico responde por violência sexual mediante fraude, previsto no artigo 215, do Código Penal Brasileiro, que trata: "ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com alguém, mediante fraude ou outro meio que impeça ou dificulte a livre manifestação de vontade da vítima".


Em julho de 2010, o médico foi preso pela Polícia Civil na cidade de Colíder (650 km de Cuiabá), acusado de abusar sexualmente de pacientes durante tratamento de no Hospital Regional de Colíder.


Segundo a polícia, uma das vítimas registrou boletim de ocorrência após ter sofrido o abuso. A Delegacia de Polícia de Colíder iniciou as investigações, colhendo informações e recolhendo os prontuários de todos os pacientes que realizaram o procedimento médico de infiltração com o ortopedista.


De acordo com o delegado de Colíder, Sérgio Ribeiro Araújo, o médico sedava os pacientes para realizar a infiltração e após isso, praticava sexo oral neles.


Outras três vítimas foram identificadas. Os pacientes têm o mesmo perfil: são do sexo masculino, na mesma faixa etária, de pele e olhos claros. O ortopedista atendia no hospital uma vez por semana.


Pelo crime cometido em Colíder foi condenado a 17 anos, 10 meses e 15 dias de reclusão.


O médico está recolhido na unidade prisional de Rondonópolis, à disposição da Justiça de Cáceres.