ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Ministério quer fim de veto à carne este ano

Secretário de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura espera que até o fim de 2014 Arábia Saudita e Japão voltem a importar carne bovina do Brasil.

Data: Quarta-feira, 24/09/2014 00:00
Fonte: ANBA

O secretário de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Marcelo Junqueira, afirmou na terça-feira (23) à Agência Brasil que espera reverter até o fim deste ano o embargo do Japão e da Arábia Saudita à compra de carne brasileira.



Os dois países deixaram de importar o produto do Brasil em 2012, quando o governo brasileiro anunciou que um animal do rebanho do Paraná portador do agente causador do “mal da vaca louca” morreu em 2010 sem desenvolver a doença. O caso foi considerado como “atípico”, mas na ocasião diversos países suspenderam a compra de carne do estado ou do País. Depois, reverteram a decisão. A Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) considera “risco insignificante” o status do Brasil para o agente causador do mal da vaca louca.



Segundo Junqueira, o Brasil cumpriu as etapas exigidas pelo Japão para voltar a vender carnes para o país asiático. No caso da Arábia Saudita, deverá ser feita uma viagem ao país em novembro para negociar a suspensão do embargo. “A gente pode dizer que a expectativa é nesse sentido [reverter as restrições até o fim do ano]. Depende deles [países]. Estamos trabalhando fortemente para que não haja mais restrição [à carne brasileira]”, disse Junqueira à Agência Brasil.