ARIPUANÃ, Quinta-feira, 18/04/2024 -

NOTÍCIA

Presidente chinês inicia visita oficial à Índia

Data: Quarta-feira, 17/09/2014 00:00
Fonte: Agência ANSA

O presidente chinês, Xi Jinping, chegou nesta quarta-feira (17) à Índia para uma visita oficial de três dias dedicada ao reforço da cooperação econômica entre os dois grandes países, que abrigam um terço da população mundial.


Acompanhado de uma grande delegação de ministros e empresários, Xi Jinping chegou a Ahmedabad, ao norte do estado de Gujarat, e assinou uma série de acordos entre a região e a China. O líder foi recebido pelo presidente indiano, Narendra Modi, que quebrou o protocolo e o recebeu em um hotel.


Após as reuniões nas cidades, os dois mandatários seguiram em direção a Nova Déli, capital do país, onde seguirão com as reuniões nos próximos dois dias. As expectativas por essa missão de dois dos países mais importantes dos Brics (que reúne ainda Brasil, Rússia e África do Sul), é explicada pelos oito anos de ausência de visitas oficiais da China ao país. Os investimentos serão focados tanto para a iniciativa privada como para projetos governamentais de Modi.


Com cerca de US$ 3 trilhões em reservas cambiais, Pequim tem os bolsos abarrotados de dinheiro para gastos em infra-estrutura, coisa que Nova Déli necessita desesperadamente para desenvolver sua indústria e para eliminar a pobreza extrema. Previsões apontam que durante a visita de Xi Jinping, serão firmados dezenas de acordos bilaterais de dezenas de bilhões de dólares para parques industriais, cidades 'inteligentes , trens de alta velocidadee para a limpeza de muitos rios, entre eles o Ganges.


Outros 20 contratos com empresas chinesas e indianas no valor de US$ 3,4 bilhões já foram fechados em Nova Déli durante reuniões com os ministros dos dois países.


Além da questão econômica, os dois presidentes também tentarão dar fim à velhas disputas territoriais na região do Himalaia. A própria região do encontro entre os dois será em um local que já registrou uma série de incursões chinesas. Em 1962, a Índia começou uma "mini-guerra" com os chineses em diversos pontos da fronteira, entre os quais o Tibete do Dalai Lama. Mesmo hoje, a polícia do país prendeu uma dezena de manifestantes que estavam em frente da Embaixada da China e gritavam slogans contra Xi Jinping. Para amanhã, as autoridades já estão preparando um longo cordão de proteção por todo o trajeto onde a delegação visitante passará e que partirá do mausoléu de Mahatma Gandhi.