ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Com atitude séria e aposta em Messi e Neymar, Barça estreia contra o Apoel

Luis Enrique prega respeito aos rivais, e cipriotas adotam discurso corajoso antes de duelo que terá transmissão ao vivo do GloboEsporte.com, a partir das 14h30

Data: Quarta-feira, 17/09/2014 00:00
Fonte: Por Cassio Barco/ Globo Esporte

 

Quando o árbitro apitar o início de Barcelona e Apoel, pela primeira rodada da Liga dos Campeões da Europa, os catalães começarão sua trajetória na competição contra um adversário mais frágil, e com menos tradição, isto é fato. Só que, hoje em dia, não é garantia nenhuma de que os blaugranas sairão vitoriosos. Por isso, Luis Enrique quer seu time jogando com a mesma atitude que teria contra PSG ou Ajax. O pouco conhecido time do Chipre impõe discurso corajoso e espera surpreender no Camp Nou. O primeiro confronto do Grupo F coloca estas duas antagônicas equipes frente a frente, nesta quarta-feira. A partida terá transmissão ao vivo do GloboEsporte.com, a partir das 14h30.


O hino da Champions no alto falante, a pressão por voltar a vencer a competição... nada disso vai mexer com os nervos dos jogadores do Barcelona, segundo seu treinador. Os catalães perderam somente uma das últimas 27 partidas da Liga dos Campeões em seu estádio, e chegaram - ou avançaram - das semis em seis das últimas sete edições. É um time de passado e presente. Ter Messi e Neymar em campo também ajuda. Os dois protagonizaram os dois gols da vitória, marcados pelo brasileiro com assistências do argentino, no sábado, contra o Athletic Bilbao, e estão no auge do entrosamento da dupla. Após um começo acelerado, o Barça lidera o Campeonato Espanhol com três vitórias em três confrontos. A ideia de Luis Enrique, em sua estreia em jogos internacionais, é retransmitir esse bom começo no campeonato nacional para o europeu.


Lionel Messi Neymar barcelona gol athletic de Bilbao (Foto: Agência Getty Images)Barcelona aposta na parceria entre Messi e Neymar, destaques na vitória sobre o Athletic (Foto: Agência Getty Images)

 

No papel, essas verdades são cruéis com o Apoel, um time que faz apenas sua terceira participação na Champions - ainda que a última tenha sido brilhante, quando os cipriotas alcançaram as quartas de final, em 2012, e acabaram eliminados pelo Real Madrid por um placar de 8 a 2. Protagonista daquela saudosa campanha, o brasileiro Manduca, estará em campo nesta terça-feira, mas os visitantes tem sua principal estrela, como dúvida. O norueguês Riise, recém contratado, pode colaborar com a experiência de ter sido campeão da Champions de 2005 com o Liverpool, mas ainda com dores por uma pancada no último confronto do time, pode começar no banco.


 Luis Enrique técnico do Barcelona na coletiva (Foto: EFE)
Luis Enrique de olho no Apoel (Foto: EFE)

- Analisamos todos os aspectos do Apoel. Não será um jogo fácil. Eles são taticamente fortes e têm uma tendência a dominar as partidas. Eles tem muitos brasileiros também que sabem trabalhar bem a bola - disse o técnico do Barça, Luis Enrique. Além de Manduca, Kaká, não o famoso, o outro, que passou pelo Deportivo La Coruña em 2013, deverá estar em campo.


Quem curiosamente pisará no Camp Nou pela primeira vez em uma partida oficial será o goleiro do Apoel, Urko Pardo. Ele passou oito anos entre as categorias de base dos blaugrana e Barça B. Motivado pela aguardada estreia, e demonstrando enorme respeito pelas camisa do Barcelona, ele é apoiado pelo técnico Giorgos Donis no discurso corajoso de tentar surpreender o gigante.


- Somos um time que gosta de jogar futebol com a bola no pé e temos experiência europeia. Não vamos ficar retrancados para segurar Messi ou Neymar, mas sabemos que precisaremos correr muito atrás da bola, pela qualidade que eles possuem. Mas quando tivermos a posse sabemos exatamente o que fazer para competir.


O pequeno time Cipriota quer se tornar uma pedra no caminho do Barcelona, em busca de seu quinto título de Champions. Não bastasse o fato do maior adversário, Real Madrid, ter conquistado a décima taça na temporada passada, os merengues jogaram na terça-feira e estrearam com vitória arrasadora por 5 a 1 contra o Basel, da Suíça. Isso tem muita importância no Barcelona: é um fator motivador, mas que também coloca mais pressão nos catalães diante da torcida e imprensa local. 


Luis Enrique deverá ter time completo contra o Apoel. Dani Alves, que perdeu a partida de sábado por uma lesão no joelho, treinou normalmente na terça-feira e pode aparecer no time titular, ao lado de Neymar, e Piqué, que entraram somente no segundo tempo contra o Athletic Bilbao, mas a previsão é que atuem desde o início nesta estreia da Liga dos Campeões. O treinador quer seriedade e força total, e dá indícios que não poupará ninguém, mesmo jogando o que, teoricamente, seria o jogo mais fácil do grupo, contra o adversário mais fraco, e em casa.


Daniel Alves treino Barcelona (Foto: Miguel Ruiz / Barcelona FC)Daniel Alves treinou e pode voltar ao time do Barcelona (Foto: Miguel Ruiz / Barcelona FC)