ARIPUANÃ, Quarta-feira, 24/04/2024 -

NOTÍCIA

TRE ensina técnicos a enviar dados via satélite e atender regiões remotas

Data: Segunda-feira, 15/09/2014 00:00
Fonte: RDnews/ Larissa Malheiros


Visando capacitar todos os técnicos responsáveis  pela transmissão via satélite dos dados das urnas eletrônicas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia das eleições, o TRE realiza a partir de hoje (15) treinamento para operação de  equipamentos de transmissores, chamados Bgans. O encontro acontece no auditório da Casa da Democracia em Cuiabá.


O TSE disponibiliza os equipamentos de  transmissão via satélite aos tribunais regionais para utilização em áreas distantes e de difícil acesso. São exatamente 90 aparelhos (Bgans) só em Mato Grosso, que ocupa a terceira coloção entre os estados que mais possuem regiões distantes. Em primeiro lugar está o Amazonas, com 380, seguido pelo Pará, com 337.


 Essa é a primeira turma que vai atuar nas regiões mais remotas de Mato Grosso e farão uso a tecnologia para garantir segurança, transparência e agilidade no envio dos dados das urnas eletrônicas para a totalização dos votos. São 45 técnicos de satélite. O treinamento vai durar três dias. Já a segunda turma também formada por 45 profissionais,  terá aulas em 17, 18 e 19 próximo. (Com assessoria)