ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

'Problemas estão sendo superados', diz Fazenda sobre nota brasileira

Agência Moody's pôs nota do Brasil em perspectiva negativa. Segundo o Ministério, decisão da agência reflete 'fatores conjunturais'.

Data: Terça-feira, 09/09/2014 00:00
Fonte: Alexandro Martello Do G1, em Brasília

A decisão da agência de classificação de risco Moody's de atribuir uma perspectiva negativa à nota do Brasil, com possível rebaixamento no futuro, reflete "fatores conjunturais" (questões de curto prazo) que afetaram o crescimento econômico do país no primeiro semestre deste ano, mas não condiz com a "evolução do segundo semestre quando esses problemas estão sendo superados", avaliou nesta terça-feira (9) o Ministério da Fazenda, por meio de nota à imprensa.

 

A agência de classificação de risco Moody's alterou na manhã desta terça-feira (9) aperspectiva do rating (nota) dos títulos do governo brasileiro: de "estável" para "negativa". Segundo a agência, a decisão "refletiu o risco crescente de que o contínuo baixo crescimento. A Moody's afirmou ainda que provavelmente poderia rebaixar a nota do Brasil caso se confirme, por exemplo, a tendência de baixo crescimento do PIB, "evidenciando uma mudança mais enraizada em sentido declinante no crescimento".


Segundo o governo, a "demora na recuperação internacional", com a maioria dos países em marcha lenta, "combinada a uma das secas mais intensas da história recente" e a "menor quantidade de dias úteis no primeiro semestre resultaram num crescimento menor do que o esperado no período". No segundo trimestre deste ano, segundo dados oficiais, a economia brasileira registrou retração de 0,6% e teria entrado em "recessão técnica" - que se caracteriza por dois trimestres seguidos de queda.


O Brasil é uma economia sólida e já iniciou, neste segundo semestre, uma trajetória de gradual recuperação

De acordo com o Ministério da Fazenda, o Brasil é uma "economia sólida" e já iniciou, neste segundo semestre, "uma trajetória de gradual recuperação que terá continuidade ao longo do ano que vem". "Indicadores econômicos recentes apontando queda na inflação, aumento da produção industrial, além de um maior número de dias úteis e a perspectiva de recuperação da economia mundial reforçam esta avaliação", acrescentou.


O Ministério da Fazenda avaliou ainda que a última captação de recursos do governo no exterior seria uma "de que o Brasil continua contando com a confiança dos investidores internacionais e observou que a economia brasileira conta com "elevados volumes" de investimento estrangeiro direto no país, além da valorização da bolsa de valores brasileira em cerca de 30% nos últimos seis meses.


"O governo federal está implementando e vai acelerar ao longo de 2015 a execução de um grande programa de infraestrutura, que vai ampliar o crescimento do país e elevar a taxa de investimentos, fundamental para garantir um crescimento forte da economia brasileira nos próximos anos", acrescentou o Ministério da Fazenda.


O governo diz ainda que a agência de classificação de risco Moody's reconhece a solidez e resiliência da economia brasileira, que conta com elevadas reservas internacionais; um perfil de dívida pública de baixo risco e pouca exposição cambial; e um sistema bancário sólido e capitalizado.