ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

"Vacina do HPV é segura", diz diretora de imunização após três jovens passarem mal

Data: Segunda-feira, 08/09/2014 00:00
Fonte: DIÁRIO DA MANHÃ GUSTAVO PAIVA

Três jovens, na cidade de Santo, em São Paulo, passaram mal após tomarem a segunda dose da vacina do HPV, que previne o câncer de colo de útero. As jovens receberam a vacina na escola Bertioga, e após ser feito um exame neurológico, foi descartado paralisia ou qualquer outro efeito colateral do remédio.

 

"Elas não tem paralisia", disse Helena Sato, diretora de imunização do Estado. "Voltamos a reiterar que a vacina é segura. Acontece que as meninas podem ter ficado ansiosas e com medo ao fato da vacina ser injetável. Já temos na literatura fatos semelhantes em outros países com outras vacinas", explicou.

 

 

Vacina contra HPV é importante para a prevenção de câncer no colo do útero - Foto:Reprodução

Vacina contra HPV é importante para a prevenção de câncer no colo do útero - Foto:Reprodução

 

As três garotas estão internadas no Hospital Guilherme Álvaro, com quadro instável, com falta de força nos membros inferiores e uma delas, também sentindo fraqueza nas mãos. A equipe médica que as acompanham disseram que o quadro de saúde das jovens estão evoluindo, mas que não sabem por quanto tempo terão que ficar internadas.

 

Helena disse que não há motivos para suspender a vacina. "Desde o início já tínhamos identificado que as reações eram pontuais em uma escola de Bertioga. Muitas outras meninas também receberam a dose e não tiveram nada. No Estado foi o mesmo lote e 20 mil meninas que receberam a vacina contra HPV estão bem", disse a diretora, lembrando que todas meninas devem receber a segunda dose para completar o esquema de imunização.

 

(Com informações G1)