ARIPUANÃ, Terça-feira, 16/04/2024 -

NOTÍCIA

Sanções europeias podem restringir participação da Rússia em eventos esportivos

A União Europeia estuda novas medidas contra o país por causa da violência na Ucrânia

Data: Quinta-feira, 04/09/2014 00:00
Fonte: Do R7

Diplomatas da UE (União Europeia) começaram a trabalhar para intensificar sanções contra a Rússia, em resposta à sua intervenção militar na Ucrânia. Entre uma das estratégias, cogita-se retirar a Copa do Mundo de 2018 do país. 

 

Em reunião em Bruxelas, na Bélgica, os líderes da UE disseram que consideram excluir equipes russas de grandes eventos esportivos.

 

De acordo com o tabloide britânico Daily Mail, alguns documentos vazados mostram que a Rússia pode ser excluída também das corridas de Fórmula Um, dos jogos da Liga dos Campeões e até mesmo da Copa de 2018.

 

O documento, que também foi citado pelo jornal Telegraph, afirma que "ao lado de medidas econômicas, a ação coordenada pode recomendar a suspensão da participação russa em eventos culturais, econômicos ou esportivos". 

 

A UE se comprometeu a introduzir novas sanções até a próxima sexta-feira (5), a menos que a Rússia retire suas forças armadas do leste da Ucrânia.

 

Além disso, todas as empresas cuja atividade principal é a exploração, produção e transporte de petróleo, nos quais a Rússia é o acionista majoritário, não terão autorização para levantar fundos na Europa. 

 

Depois dessa conferência, o presidente da França, François Hollande, anunciou a suspensão de um contrato no qual a Rússia comprava dois navios de guerra franceses.