ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

MPF recomenda suspensão imediata da PCH São Tadeu

Empresa é alvo de investigações da Polícia Federal na Operação Ararath

Data: Quinta-feira, 28/08/2014 00:00
Fonte: MIDIA NEWS/ ISA SOUSA

O Ministério Público Federal recomendou à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) que suspenda, imediatamente, a licença de operação da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) São Tadeu I, do grupo São Tadeu Energética S/A. 



A empresa pertence ao empresário Mauro Carvalho e é investigada pela Polícia Federal por meio da Operação Ararath. 



A recomendação do MPF foi assinada pelo procurador da República Felipe Bogado Leite e se baseia no descumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre a empresa e a Sema. 



Conforme o MPF, a São Tadeu não recuperou áreas degradadas e não tomou medidas de proteção ambiental. 



O Ministério Público Federal requisitou, ainda, que a Sema preste informações em um prazo de 15 dias. 



Ararath

Conforme investigações, em 2009, a São Tadeu Energética S/A, responsável pela PCH, que fica na região da Serra de São Vicente, em Cuiabá, recebeu R$ 14,5 milhões junto ao BicBanco.


De acordo com a decisão que resultou em emissão de mandados de busca e apreensão feitos pela PF, parte dos recursos obtidos mediante os empréstimos feitos pela São Tadeu Energética seria destinado ao grupo político do qual faziam parte Eder Moraes e o atual senador Blairo Maggi (PR).



O inquérito destaca, ainda, trecho de um depoimento de Júnior Mendonça, epicentro do suposto esquema de lavagem de dinheiro. 



Ao Ministério Público Federal (MPF), ele afirmou que outros dois sócios de Mauro Carvalho na empresa São Tadeu Energética S/A seriam Ricardo Padilha de Borbon Neves e a empreiteira Lotufo Engenharia.

Ricardo Neves teve sua residência e seu escritórios vasculhados pela Polícia Federal, em mandado de busca e apreensão.



No depoimento, segundo Mendonça, o próprio Ricardo Padilha Neves já relatou a ele esta informação (que é sócio da empresa). 

 

O empresário Ricardo Padilha de Borbon Neves, que também seria sócio da PCH


"Que o declarante sabe dizer que a esposa de Ricardo Carvalho é irmã de Ricardo Padilha Neves; que Ricardo Padilha sempre se apresentou como proprietários da empresa São Tadeu Energetica, inclusive narrou ao declarante o início da construção da usina, o período do sinistro da turbina e os momentos de dificuldades financeiras da empresa, e decorrência do sinistro”, disse Mendonça.



O inquérito ressalta, ainda, que Ricardo Padilha Neves é sócio-proprietário da Borbon Fomento Mercantil.



Outro lado 

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente para saber se a pasta foi notificada, porém, até o momento não houve resposta.