ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Com chapas 2 e 4, eleições para reitoria da UEM vão para o 2º turno

Votação ocorreu durante toda a segunda-feira; apuração foi na madrugada. Segundo turno está marcado para o dia 1º de setembro, segundo a UEM.

Data: Terça-feira, 19/08/2014 00:00
Fonte: Do G1 PR, em Maringá
De acordo com a universidade, 8.541 pessoas foram às urnas. (Foto: UEM/Divulgação)
De acordo com a universidade, 8.541 pessoas
foram às urnas. (Foto: UEM/Divulgação)

As eleições para a reitoria da Universidade Estadual de Maringá (UEM) foram para o segundo turno, conforme resultado divulgado na manhã desta terça-feira (19). A apuração das urnas terminou durante esta madrugada. A votação ocorreu no transcorrer de toda a segunda-feira (18).


As chapas com melhor votação foram a 2, Atuar e Mudar, dos professores Mauro Luciano Baesso e Julio César Damasceno, com 31,51% dos votos, e a 4, Universidade Pública Sempre: novos desafios, dos professores Décio Sperandio e Sandra Marisa Pelloso, com 27,12% dos votos. O índice é calculado com o peso dos votos — os professores correspondem a 70% da pontuação máxima; a escolha dos alunos e dos outros servidores representa 15% cada.

 

O segundo turno está marcado para o dia 1º de setembro. Em 8 de setembro, uma reunião para homologação da eleição pelo governador está marcado. A posse será em 10 de outubro, conforme prevê o calendário da instituição.


A votação foi distribuída em 40 seções eleitorais, distribuídas pelo campus. Quatro chapas concorreram à eleição. Segundo a universidade, 24.301 alunos de graduação, pós-graduação e ensino a distância, 1.633 docentes e 2.593 agentes universitários estavam aptos a votar. No total, apenas 8.541 foram, de fato, às urnas, de acordo com a universidade.


Além dos professores que foram para o segundo turno, também concorreram Mauro Luciano Baesso e Julio César Damasceno, na Chapa 2, e Mauro Antônio da Silva Sá Ravagnani e Maria Célia Cortez Passetti, na Chapa 3. Todos tiveram 40 dias de campanha.