ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Bolsas da Europa fecham em alta após declarações de Putin

Data: Quinta-feira, 14/08/2014 00:00
Fonte: G1

As ações europeias fecharam em alta nesta quinta-feira (14) após o presidente da Rússia, Vladimir Putin, fazer declarações consideradas conciliatórias, mas os ganhos foram limitados por indicadores econômicos fracos na Alemanha e na França.



A economia alemã sofreu uma surpreendente contração – a primeira em mais de um ano – nos três meses até junho e a França reduziu suas estimativas de crescimento para este ano e o próximo após sua economia não crescer no segundo trimestre.



O índice FTSEurofirst 300, que reúne os principais papéis do continente, subiu 0,28%, a 1.329 pontos, ampliando a recuperação desta semana.



Falando a ministros russos e parlamentares na Crimeia, Putin disse que a Rússia vai se defender mas não ao custo de confrontos com o exterior, adotando tom conciliador após meses de retórica dura sobre a crise na Ucrânia.



Vários operadores disseram que o mercado reagiu positivamente às declarações. As ações europeias caíram nas últimas semanas, com o FTSEurofirst 300 perdendo 7,4% e índice alemão DAX recuando 11% entre o fim de junho e a semana passada, por temores de escalada da crise ucraniana e pelas tensões entre o Ocidente e Moscou.



"O recente declínio do DAX parece um pouco exagerado, levando em conta que a natureza das atuais sanções contra a Rússia não estão tendo um grande impacto sobre companhias alemãs", disse o chefe de estratégia em ações do Saxo Bank em Copenhague, Peter Garnry.



"Para mim, o recente tombo das ações europeias é uma boa oportunidade de aumentar a exposição à região e especialmente a ações alemãs. O dado do PIB da Alemanha de hoje foi fraco, mas não é alarmante, e o crescimento global ainda deve ficar em torno de 3% neste ano, então as coisas não estão ruins para as ações".



Em Londres, o índice Financial Times avançou 0,43%, a 6.685 pontos. Em Frankfurt, o índice DAX subiu 0,29%, a 9.225 pontos. Em Paris, o índice CAC-40 ganhou 0,25%, a 4.205 pontos. Em Milão, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,29%, a 19.480 pontos. Em Madri, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,09%, a 10.294 pontos. Em Lisboa, o índice PSI20 valorizou-se 1,02%, a 5.507 pontos.