ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Gazeta Dados aponta Taques bem à frente, com Lúdio e Riva empatados; quase 40% são indecisos

Data: Quinta-feira, 14/08/2014 00:00
Fonte: Olhar Direto

Demonstrando que aproximadamente 40% do eleitorado ainda não sabe em quem votar no dia 5 de outubro, a pesquisa do Instituto Gazeta Dados, um dos mais tradicionais de Mato Grosso, aponta o candidato da coligação ‘Coragem e Atitude para Mudar’, senador José Pedro Taques (PDT), com 32% das intenções de voto, bem à frente dos demais concorrentes. 


Na sequência, vêm os candidatos da coligação ‘Viva Mato Grosso’, deputado José Geraldo Riva (PSD), e da coligação ‘Amor à Nossa Gente’, ex-vereador Lúdio Cabral (PT), rigorosamente empatados com 14%. A surpresa está entre os que não responderam (29%), além de brancos e nulos (9%), que chegam a quase 40% dos eleitores em 66 municípios visitados pelos pesquisadores do Instituto Gazeta Dados. 



Entre os candidatos emergentes, José Roberto Cavalcante (Psol) possui 3% das intenções de voto, enquanto José Marcondes Neto, o ‘Muvuca’, permanece com 1%.



Os números do Gazeta Dados são próximos dos divulgados, no final da semana passada, pelo Instituto Mark. Todavia, faltando menos de uma semana para o início do horário eleitoral gratuito do rádio e da televisão, o quadro retrata apenas o momento. Em geral, o cenário começa a tomar forma real após as duas primeiras semanas do horário eleitoral. 



A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número 00048/2014. A sondagem segue o método survey, com aplicação de questionário padronizado a uma amostra representativa do público pesquisado. Foram entrevistadas 1.095 pessoas, em 66 cidades de Mato Grosso.



A margem de erro de é 3% para mais ou para menos e o intervalo de confiança da pesquisa é de 95%, isto é, se fossem realizadas 100 pesquisas, em 95 delas o resultado estariam iguais aos apresentados, dentro da margem de erro.



Espontânea
No levantamento espontâneo, em que a pergunta é feita de forma livre ao entrevistado, que não recebe uma lista prévia dos concorrentes ao governo, Taques também lidera, com 11%, enquanto Riva e Ludio novamente estão empatados, com 4%.



Também foram citados, com menos de 1% dos votos, os candidatos José Marcondes “Muvuca”; o deputado estadual Walter Rabello (PSD), que busca a reeleição; o senador Blairo Maggi (PR), que não é candidato a nada neste ano; e o vereador por Cuiabá Haroldo Kuzai (SD), vice-presidente da Câmara de Cuiabá.



Também surpreende o número de eleitores que não respondeu ou declarou não saber responder: 75%, enquanto outros 5% disseram que votariam em branco, nulo ou não escolheriam nenhum dos postulantes. 



Segundo turno

Na ocorrência de um eventual segundo turno, os pesquisadores apresentaram aos entrevistados os cenários possíveis entre os três principais candidatos ao governo do Estado. Na primeira simulação, Pedro Taques venceria com 38% dos votos contra 19% de Lúdio Cabral, tendo 13% de brancos e nulos. Não sabem ou não responderam somaram 30%.



Na disputa entre Pedro Taques e José Riva, o pedetista também venceria, mas por 40% a 19%. Brancos e nulos seriam 12% e 29% não sabiam ou não responderam. Um último cenário apontaria vitória de Lúdio Cabral sobre José Riva por 30% a 21%. Brancos e nulos chegariam a 15% e 34% não responderam ou disseram não saber em quem votar.