ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Segmento florestal busca soluções no DF para crise de exportação

Data: Terça-feira, 12/08/2014 00:00
Fonte: Por Adriana Nascimento - Assessoria Cipem

No último dia 5 de agosto a superintendente de Desenvolvimento Sustentável do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), Sílvia Fernandes, e representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) compareceram à Câmara dos Deputados, em Brasília. O objetivo foi acompanhar a denúncia da ong Greenpeace contra o Sisflora/PA, que culminou numa ação do Ministério Público Federal (MPF) contra o referido sistema e que afeta diretamente o Sisflora/MT. Contudo, a Audiência Pública foi suspensa em virtude do não comparecimento dos representantes do Greenpeace.


Sem a AP com a ong o grupo foi convidado a se reunir com o deputado Nilson Leitão (PSDB), que abriu as portas de seu gabinete para ouvir o segmento e buscar soluções em nível federal. De acordo com o parlamentar, problemas pontuais como este (a suspenção das vendas de produtos madeireiros à Europa e aos Estados Unidos), não só podem como devem ser levados aos parlamentares do Estado.


 Ele destacou ainda que os empresários florestais são ‘heróis’ mas ninguém os enxerga como tal. Também disse que solicitou que o segmento envie os dados de onde quer chegar e abrir oportunidades comerciais para que em esfera federal possam ser buscadas essas ferramentas. O parlamentar afirmou ainda o compromisso de acompanhar a nova audiência sobre o tema e aguarda um posicionamento do setor que vai consultar as bases e ver os caminhos a seguir e como cobrar trabalho de seus representantes na Câmara Federal.