ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Negociações entre israelenses e palestinos não avançam

Negociações indiretas entre Israel e o Hamas no Cairo não registraram nenhum progresso até o momento, disse fonte israelense

Data: Terça-feira, 12/08/2014 00:00
Fonte: AFP

Roberto Schmidt/AFP

 

Mulher e crianças observam destruição no local onde ficava a casa da família em Gaza

Mulher e crianças observam destruição no local onde ficava a casa da família em Gaza

 

As negociações indiretas entre Israel e o Hamas no Cairo não registraram nenhum progresso até o momento, afirmou à AFP uma fonte israelense.


"As divergências continuam sendo grandes. Não aconteceram progressos nas negociações", afirmou a fonte, que pediu anonimato.


As discussões entre israelenses e palestinos, com a mediação do Egito, foram retomadas após a entrada em vigor de uma nova trégua de 72 horas na segunda-feira.


O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, convocou uma reunião do gabinete de segurança para esta terça-feira em Tel Aviv para falar sobre as negociações.


A operação "Barreira Protetora", iniciada em 8 de julho por Israel para deter os lançamentos de foguetes a partir de Gaza e destruir a rede de túneis dos islamitas, matou 1.940 palestinos, segundo os serviços de emergência.


Do lado israelense, 64 soldados e três civis morreram desde 8 de julho.


Ao mesmo tempo, Israel denunciou a criação de uma comissão de investigação da ONU sobre possíveis violações das leis internacionais durante o conflito em Gaza e nas semanas anteriores.


"As conclusões anti-israelenses do relatório da comissão já estão escritas, faltam apenas as assinaturas", disse à AFP o porta-voz do ministério das Relações Exteriores de Israel, Yigal Palmor, que acusou o presidente da comissão, designado pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU, William Schabas.


Schabas é um professor universitário de Direito Internacional em Londres e considerado hostil a Israel.


"Para esta comissão, o mais importante não são os direitos humanos, e sim o direito das organizações terroristas como o Hamas", disse o porta-voz.


O Conselho dos Direitos Humanos anunciou na segunda-feira a criação de uma comissão internacional para investigar as violações de leis humanitárias internacionais e dos direitos humanos nos territórios palestinos, especialmente na Faixa de Gaza, desde 13 de junho e o início das operações israelenses posteriores ao assassinato de três jovens israelenses na Cisjordânia.


Os crimes provocaram o início da ofensiva israelense em Gaza no dia 8 de julho.


O movimento radical Hamas elogiou em um comunicado a "decisão de formar uma comissão de investigação internacional".